Mostra i principali dati dell'item
Literatura africana e mistério : o romance policial de Angola e Moçambique
| dc.contributor.advisor | Lia, Cristine Fortes | |
| dc.contributor.author | Begnini, Juliana Cordeiro | |
| dc.contributor.other | Knapp, Cristina Löff | |
| dc.contributor.other | Alves, Márcio Miranda | |
| dc.contributor.other | Guimarães, Rafael Eisinger | |
| dc.date.accessioned | 2025-10-08T11:23:24Z | |
| dc.date.available | 2025-10-08T11:23:24Z | |
| dc.date.issued | 2025-10-04 | |
| dc.date.submitted | 2025-08-06 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/14996 | |
| dc.description | A presente pesquisa tem como objetivo analisar o romance policial produzido em Angola e Moçambique, investigando a constituição dessas narrativas tanto em suas estruturas quanto na incorporação de elementos culturais e sociais. Busca-se compreender como os enredos representam e fortalecem aspectos da angolanidade e da moçambicanidade, em contraste com os modelos europeus e estadunidenses que historicamente consolidaram o gênero. O corpus selecionado é composto pelas obras O último voo do flamingo (2016), de Mia Couto, Rabhia (2022), de Lucílio Manjate, e Jaime Bunda: Agente Secreto (2022), de Pepetela. A pesquisa organiza-se em dois eixos centrais: a análise estrutural do romance policial e a investigação de indicadores culturais. No primeiro eixo, a análise apoiou-se nos estudos de Massi (2011, 2015) e de Todorov (1971), fundamentais para compreender a constituição da narrativa policial clássica e suas variações contemporâneas. No segundo, foram exploradas quatro dimensões principais. A religiosidade foi abordada sob a ótica do realismo animista, a partir das reflexões de Garuba (2012) e Paradiso (2015), que discutem a centralidade do sagrado na formação social africana e suas representações literárias. A tradição oral foi examinada com base em Campos (2008), Bâ (2010) e Fonseca (2016), autores que ressaltam a oralidade como arquivo cultural e fundamento das literaturas africanas. A questão linguística, relativa ao uso de idiomas nativos, foi discutida a partir de Thiong?o (2003) e Timbane (2023), que analisam a plurilinguisticidade dos PALOP, além de Mariani (2008), que problematiza o imperialismo linguístico. Por fim, a colonialidade e suas permanências foram refletidas a partir das contribuições de Fanon (1968) e Carbonieri (2016), cujos estudos evidenciam os impactos duradouros do colonialismo e a necessidade de abordagens decoloniais. Os resultados indicam que as obras analisadas, embora dialoguem com a estrutura do romance policial clássico, ressignificam o gênero ao integrar elementos culturais próprios, reafirmando identidades locais e tensionando a herança colonial. Conclui-se que a literatura policial de Angola e Moçambique amplia o horizonte do gênero, deslocando-o dos padrões eurocêntricos, e oferece ao leitor novas perspectivas de leitura situadas em um campo de resistência cultural e de valorização da diversidade literária africana. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
| dc.description.abstract | This research aims to analyze detective fiction produced in Angola and Mozambique, focusing on how these narratives are constituted both in their structures and in the incorporation of cultural and social elements. The objective is to understand how the plots represent and reinforce aspects of angolanidade and moçambicanidade, in contrast with European and North American models that historically shaped the genre. The selected corpus is composed of O último voo do flamingo (2016) by Mia Couto, Rabhia (2022) by Lucílio Manjate, and Jaime Bunda: Agente Secreto (2022) by Pepetela. The research is structured around two main focus areas: the structural analysis of detective fiction and the investigation of cultural indicators. In the first area, the study draws on the works of Massi (2011, 2015) and Todorov (1971), which are fundamental to understanding the constitution of classical detective narratives and their contemporary variations. In the second, four cultural dimensions were examined. Religiosity was approached through the lens of animist realism, based on Garuba (2012) and Paradiso (2015), who discuss the centrality of the sacred in African social formation and its literary representations. Oral tradition was analyzed drawing on Campos (2008), Bâ (2010), and Fonseca (2016), who emphasize orality as a cultural archive and as a foundation of African literatures. The linguistic dimension, concerning the use of native languages, was addressed through Thiong?o (2003) and Timbane (2023), who examine the multilingualism of the PALOP countries, and Mariani (2008), who problematizes linguistic imperialism. Finally, coloniality and its enduring effects were discussed in light of Fanon (1968) and Carbonieri (2016), whose contributions reveal the long-lasting impacts of colonialism and the necessity of decolonial approaches. The findings indicate that, although the analyzed works engage with the structure of classical detective fiction, they reframe the genre by integrating distinct cultural elements, reaffirming local identities and challenging the colonial legacy. It is concluded that detective fiction from Angola and Mozambique expands the horizons of the genre, displacing it from Eurocentric frameworks, and offers readers new perspectives of interpretation situated in a field of cultural resistance and the valorization of African literary diversity. [resumo fornecido pelo autor] | en |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES | pt_BR |
| dc.language.iso | en | pt_BR |
| dc.language.iso | pt | pt_BR |
| dc.subject | Análise do discurso literário | pt_BR |
| dc.subject | Literatura africana - Crítica e interpretação | pt_BR |
| dc.subject | Ficção policial - Crítica e interpretação | pt_BR |
| dc.subject | Literary discourse analysis | en |
| dc.subject | African Literature - Criticism and Interpretation | en |
| dc.subject | Crime fiction - Criticism and interpretation | en |
| dc.title | Literatura africana e mistério : o romance policial de Angola e Moçambique | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
| mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/8277436831419821 | pt_BR |
| mtd2-br.author.lattes | BEGNINI, J. C. | pt_BR |
| mtd2-br.program.name | Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura | pt_BR |
| mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
| local.data.embargo | 2025-10-03 |

