Proposta de modelo para gestão de portifólio de produtos em empresa metalúrgica da Serra Gaúcha
Data
2025-10-10Autor
Bonatto, Thiago Lodi
Orientador
Costa, Carlos Alberto
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O gerenciamento de portifólio de produto consiste no conjunto de técnicas adotadas pela empresa para composição dos produtos que serão comercializados de forma a atingir os seus objetivos estratégicos. Esta abordagem vem crescendo nas organizações como forma de viabilizar mudanças, programar o lançamento de novos produtos e melhorar o controle dos processos administrativos e de produção. A variedade de produtos que compõem um portifólio induz as empresas buscarem ferramentas como suporte prático para mensurar o desempenho, priorizar as vendas de determinados produtos e alocar recursos para o desenvolvimento de novos projetos. Definir um conjunto de produtos que representem as melhores alternativas para compor a oferta comercial e garantir sustentabilidade de uma companhia é uma tarefa complexa pois abrange diversos critérios de seleção que muitas vezes divergem conforme a área de interesse que os analisa. Com isto, o presente trabalho tem por objetivo aplicar um modelo de apoio à avaliação da performance de produtos do portifólio em uma empresa metalúrgica através de um método que avalie diversos parâmetros com base em múltiplos critérios e os integre em um único indicador de desempenho. O método aplicado foi orientado por meio de revisão bibliográfica para identificar os parâmetros usualmente aplicados para a avaliação de desempenho do portifólio de produtos e os modelos matemáticos para análise e seleção multicritério. O modelo proposto no trabalho utilizou de uma abordagem híbrida, utilizando o método AHP para definição dos critérios e seus pesos sob a decisão e o método PROMETHEE II para avaliação multicritério e classificação dos produtos. A implementação contou com o apoio do software Virtual PROMETHEE para emular os resultados e classificar os produtos conforme desempenho. A família de produtos utilizada para o estudo foi de fechaduras mecânicas para portas de madeira. Os resultados permitiram separar os portifólio em três categorias: (T1) produtos candidatos a promoção no mercado, (T2) produtos candidatos a ações de melhoria e (T3) produtos candidatos a excluir do portifólio. Se utilizou seis critérios para avaliação, foram eles: faturamento médio mensal (C1), margem média de fábrica (C2), impacto no mix de produto (C3), ocupação produtiva (C4), razão de devoluções x quantidade vendida (C5) e impacto técnico (C6). Dos produtos classificados, este trabalho focou na análise do grupo dentro da categoria (T3), a qual foi composta por 41 itens. Estes foram analisados pelo grupo de gestores e se observou que se tratavam de produtos com alguma complexidade de produtiva ou ainda com alguma questão mercadológica deficiente, seja por design visual, funcionalidade ou modelo construtivo desatualizado. Por fim, o modelo permitiu ao grupo de tomadores de decisão uma visão mais clara da performance da família de produtos, possibilitando a definição de ações que direcionem os produtos de acordo com os objetivos estratégicos da empresa. [resumo fornecido pelo autor]