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dc.contributor.advisorRocha, Cinthia Cristina Morais
dc.contributor.authorPonticelli, Marcelo
dc.contributor.otherSchäfer, Maurício
dc.contributor.otherCecconello, Vinicio
dc.date.accessioned2025-10-29T12:01:15Z
dc.date.available2025-10-29T12:01:15Z
dc.date.issued2025-10-27
dc.date.submitted2025-07-14
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/15072
dc.descriptionEmbora sua aplicação no Brasil seja ainda limitada e não haja consenso entre autores e pesquisadores quanto à sua confiabilidade, o Cone de Penetração Dinâmica tem potencial significativo para ser utilizado como uma ferramenta auxiliar, trabalhando em paralelo com o ensaio de laboratório para determinação do Índice de Suporte Califórnia. Em obras viárias, geralmente de grande extensão e que demandam elevados investimentos, consumo de tempo e de recursos, o Cone de Penetração Dinâmica pode ser poderoso auxiliar para determinação da capacidade de suporte do subleito. A ampla utilização do método em outros países evidencia seu potencial como ferramenta promissora, justificando a realização de estudos mais aprofundados que possam consolidar sua validade e confiabilidade como método de avaliação em contextos de engenharia geotécnica. Para a análise da correlação entre os resultados dos dois métodos, neste estudo foi realizado o ensaio de Cone de Penetração Dinâmica em corpos de prova moldados especificamente para a realização do ensaio de laboratório de determinação do Índice de Suporte Califórnia. Tal procedimento teve como objetivo avaliar resultados obtidos pelos dois métodos em corpos de prova com características idênticas de compactação e teor de umidade, para tentar estabelecer uma possível correlação entre ambos. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractAlthough its application in Brazil remains limited and there is no consensus among authors and researchers regarding its reliability, the Dynamic Cone Penetrometer (DCP) has significant potential to be used as an auxiliary tool, working in parallel with laboratory tests for determining the California Bearing Ratio (CBR). In road construction projects, typically of large scale and requiring substantial investments, time, and resources, the DCP can serve as a powerful aid in assessing the subgrade's bearing capacity. The widespread use of this method in other countries demonstrates its potential as a promising tool, justifying the need for more in-depth studies to establish its validity and reliability as an evaluation method in geotechnical engineering contexts. For the analysis of the correlation between the results of the two methods, this study conducted the Dynamic Cone Penetrometer on test specimens specifically molded for the laboratory determination of the California Bearing Ratio. This procedure aimed to evaluate the results obtained by both methods on specimens with identical compaction and moisture content characteristics, to establish a possible correlation between them. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEngenharia geotécnicapt_BR
dc.subjectSolos - Compactaçãopt_BR
dc.subjectPavimentospt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleViabilidade do uso do cone de penetração dinâmica para determinação do Índice de Suporte Califórnia de solos estudo de caso: Caxias do Sulpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Civilpt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR
local.data.embargo2025-10-25


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