Mostrar el registro sencillo del ítem
Ensino de Compreensão Leitora: uma proposta pela semântica argumentativa
| dc.contributor.advisor | ||
| dc.contributor.author | Niederauer, Carina Maria Melchiors | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-19T04:30:11Z | |
| dc.date.available | 2025-11-19T04:30:11Z | |
| dc.date.issued | 2025-11-18 | |
| dc.identifier.isbn | 978-65-5807-493-9 | |
| dc.identifier.uri | https://ucs.br/educs/livro/ensino-de-compreensao-leitora-uma-proposta-pela-semantica-argumentativa-6245/ | |
| dc.description | Este livro é fruto de uma pesquisa rigorosa que articula teoria e prática no campo da linguagem e da educação. A obra propõe uma reflexão crítica sobre os desafios enfrentados por estudantes da Educação Básica no que diz respeito à compreensão leitora, com especial atenção à ausência de repertório sociocultural como um dos fatores que impactam o desempenho desses estudantes. A partir da Semântica Argumentativa e dos estudos sobre práticas discursivas escolares, a autora investiga os modos pelos quais o ensino de leitura pode ser ressignificado para favorecer a constituição de sentido, respeitando os múltiplos saberes e vivências dos aprendizes. Além disso, analisa o papel do professor como mediador nos processos de ensino e de aprendizagem e propõe alternativas metodológicas baseadas na valorização do texto como unidade de sentido. Voltado a educadores, pesquisadores e estudantes das áreas de Letras, Linguística e Educação, este livro oferece não apenas um diagnóstico crítico, mas também subsídios teóricos e práticos para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas mais inclusivas e eficazes. Uma leitura essencial para quem busca compreender e enfrentar os desafios do letramento no Brasil contemporâneo. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | |
| dc.title | Ensino de Compreensão Leitora: uma proposta pela semântica argumentativa | pt_BR |
| dc.type | Livro Eletrônico | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este livro é fruto de uma pesquisa rigorosa que articula teoria e prática no campo da linguagem e da educação. A obra propõe uma reflexão crítica sobre os desafios enfrentados por estudantes da Educação Básica no que diz respeito à compreensão leitora, com especial atenção à ausência de repertório sociocultural como um dos fatores que impactam o desempenho desses estudantes. A partir da Semântica Argumentativa e dos estudos sobre práticas discursivas escolares, a autora investiga os modos pelos quais o ensino de leitura pode ser ressignificado para favorecer a constituição de sentido, respeitando os múltiplos saberes e vivências dos aprendizes. Além disso, analisa o papel do professor como mediador nos processos de ensino e de aprendizagem e propõe alternativas metodológicas baseadas na valorização do texto como unidade de sentido. Voltado a educadores, pesquisadores e estudantes das áreas de Letras, Linguística e Educação, este livro oferece não apenas um diagnóstico crítico, mas também subsídios teóricos e práticos para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas mais inclusivas e eficazes. Uma leitura essencial para quem busca compreender e enfrentar os desafios do letramento no Brasil contemporâneo. | pt_BR |
| dc.publisher.editora | Educs | pt_BR |
| dc.description.edition | 1ª ed. | pt_BR |
| dc.description.localpub | Caxias do Sul - RS | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Pesquisa [145]

