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dc.contributor.advisor
dc.contributor.authorNiederauer, Carina Maria Melchiors
dc.date.accessioned2025-11-19T04:30:11Z
dc.date.available2025-11-19T04:30:11Z
dc.date.issued2025-11-18
dc.identifier.isbn978-65-5807-493-9
dc.identifier.urihttps://ucs.br/educs/livro/ensino-de-compreensao-leitora-uma-proposta-pela-semantica-argumentativa-6245/
dc.descriptionEste livro é fruto de uma pesquisa rigorosa que articula teoria e prática no campo da linguagem e da educação. A obra propõe uma reflexão crítica sobre os desafios enfrentados por estudantes da Educação Básica no que diz respeito à compreensão leitora, com especial atenção à ausência de repertório sociocultural como um dos fatores que impactam o desempenho desses estudantes. A partir da Semântica Argumentativa e dos estudos sobre práticas discursivas escolares, a autora investiga os modos pelos quais o ensino de leitura pode ser ressignificado para favorecer a constituição de sentido, respeitando os múltiplos saberes e vivências dos aprendizes. Além disso, analisa o papel do professor como mediador nos processos de ensino e de aprendizagem e propõe alternativas metodológicas baseadas na valorização do texto como unidade de sentido. Voltado a educadores, pesquisadores e estudantes das áreas de Letras, Linguística e Educação, este livro oferece não apenas um diagnóstico crítico, mas também subsídios teóricos e práticos para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas mais inclusivas e eficazes. Uma leitura essencial para quem busca compreender e enfrentar os desafios do letramento no Brasil contemporâneo.pt_BR
dc.language.isopt_BR
dc.titleEnsino de Compreensão Leitora: uma proposta pela semântica argumentativapt_BR
dc.typeLivro Eletrônicopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
dc.description.resumoEste livro é fruto de uma pesquisa rigorosa que articula teoria e prática no campo da linguagem e da educação. A obra propõe uma reflexão crítica sobre os desafios enfrentados por estudantes da Educação Básica no que diz respeito à compreensão leitora, com especial atenção à ausência de repertório sociocultural como um dos fatores que impactam o desempenho desses estudantes. A partir da Semântica Argumentativa e dos estudos sobre práticas discursivas escolares, a autora investiga os modos pelos quais o ensino de leitura pode ser ressignificado para favorecer a constituição de sentido, respeitando os múltiplos saberes e vivências dos aprendizes. Além disso, analisa o papel do professor como mediador nos processos de ensino e de aprendizagem e propõe alternativas metodológicas baseadas na valorização do texto como unidade de sentido. Voltado a educadores, pesquisadores e estudantes das áreas de Letras, Linguística e Educação, este livro oferece não apenas um diagnóstico crítico, mas também subsídios teóricos e práticos para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas mais inclusivas e eficazes. Uma leitura essencial para quem busca compreender e enfrentar os desafios do letramento no Brasil contemporâneo.pt_BR
dc.publisher.editoraEducspt_BR
dc.description.edition1ª ed.pt_BR
dc.description.localpubCaxias do Sul - RSpt_BR


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