Efeitos do treinamento combinado no consumo de oxigênio e na tolerância ao exercício em pacientes cardiopatas
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Data
2025-11-19Autor
Daros, Andrielen da Silva
Orientador
Busin, Diego
Metadata
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Introdução: As doenças cardiovasculares (DCV) são a principal causa de mortalidade no mundo. O treinamento físico combinado é recomendado como não farmacológico, auxiliando na redução dos fatores de risco e na melhora da tolerância ao exercício em cardiopatas. Objetivo: O estudo buscou analisar efeitos do treinamento combinado na capacidade funcional e na tolerância ao exercício de pacientes cardiopatas participantes de um programa de reabilitação cardíaca (PRC). Metodologia: Estudo retrospectivo de coorte observacional analisou os dados de 17 pacientes cardiopatas 59,65 (± 10,37) anos participantes de um PRC durante 48 semanas, com sessões realizadas duas vezes por semana. O protocolo incluiu treinamento aeróbico (TA) individualizado, com intensidade baseada no teste de esforço cardiopulmonar (TEC), e treinamento de força (TF) com progressão de carga conforme a resposta individual. Os indicadores avaliados foram tempo total de esteira realizada, velocidade e inclinação máxima da esteira, VO2pico, consumo de oxigênio nos limiares ventilatórios, VE/VCO2 e frequência cardíaca (FC) obtida no VO2pico e nos limiares ventilatórios. Esses indicadores foram comparados entre os momentos pré e pós treinamento, com o objetivo de avaliar a evolução da capacidade funcional e da tolerância ao exercício dos pacientes. Resultados: Os participantes apresentaram melhora significativa na velocidade máxima (p=0,007) e na inclinação máxima da esteira (p=0,016) durante o TEC, evidenciando ganhos na tolerância ao exercício. Nos demais indicadores avaliados: VO2pico, consumo de oxigênio nos limiares ventilatórios, VE/VCO2 e FC no VO2pico e nos limiares, não foram observadas mudanças significativas. Conclusão: O treinamento combinado demonstrou ser eficaz e seguro na melhora da tolerância ao exercício de pacientes cardiopatas, com avanços na velocidade e inclinação máximas alcançadas na esteira. [resumo fornecido pelo autor]
