| dc.contributor.advisor | | |
| dc.contributor.author | Oliveira, Caroline Terra de | |
| dc.contributor.author | Oliveira, Neiva Afonso | |
| dc.contributor.author | Barbieri, Simone Côrte Real | |
| dc.date.accessioned | 2025-12-10T04:30:13Z | |
| dc.date.available | 2025-12-10T04:30:13Z | |
| dc.date.issued | 2025-12-09 | |
| dc.identifier.isbn | 978-65-5807-515-8 | |
| dc.identifier.uri | https://ucs.br/educs/livro/filosofia-e-formacao-humana-fepraxis-e-as-pesquisas-em-educacao-6284/ | |
| dc.description | Que o conhecimento humano é tarefa coletiva todos já
sabemos. Tanto a ciência quanto a filosofia são empreendimentos
levados adiante por toda a humanidade, em trabalho
cooperativo, no curso da história. Ainda quando algum
processo de produção de conhecimento é, supostamente,
desenvolvido por uma pessoa, de forma individualizada,
não é negada a premissa. Cada cientista, cada filósofo, cada
artista está sempre inserido num determinado contexto
histórico-social e com ele interage. Cada pesquisador que
galga um novo degrau na escada do conhecimento está, inevitavelmente,
calcado nos degraus anteriores, construídos
pelo labor dos que o precederam.
As tradições platônica e cristã desenvolveram admiravelmente
essa verdade, mais tarde popularizada por Isaac
Newton, que hoje se apresenta quase como obviedade. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | |
| dc.title | Filosofia e Formação Humana: FEPráxiS e as pesquisas em educação | pt_BR |
| dc.type | Livro Eletrônico | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
| dc.description.resumo | Que o conhecimento humano é tarefa coletiva todos já
sabemos. Tanto a ciência quanto a filosofia são empreendimentos
levados adiante por toda a humanidade, em trabalho
cooperativo, no curso da história. Ainda quando algum
processo de produção de conhecimento é, supostamente,
desenvolvido por uma pessoa, de forma individualizada,
não é negada a premissa. Cada cientista, cada filósofo, cada
artista está sempre inserido num determinado contexto
histórico-social e com ele interage. Cada pesquisador que
galga um novo degrau na escada do conhecimento está, inevitavelmente,
calcado nos degraus anteriores, construídos
pelo labor dos que o precederam.
As tradições platônica e cristã desenvolveram admiravelmente
essa verdade, mais tarde popularizada por Isaac
Newton, que hoje se apresenta quase como obviedade. | pt_BR |
| dc.publisher.editora | Educs | pt_BR |
| dc.description.edition | 1ª ed. | pt_BR |
| dc.description.localpub | Caxias do Sul - RS | pt_BR |