• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em História
  • Doutorado Profissional em História
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em História
  • Doutorado Profissional em História
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

História nas histórias: sequências didáticas para o ensino de história da antiguidade

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Tese Amanda da Silva Menger.pdf (19.58Mb)
Produto educacional Amanda da Silva Menger.pdf (1.667Mb)
Data
2025-12-12
Autor
Menger, Amanda da Silva
Orientador
Lia, Cristine Fortes
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente trabalho, História nas histórias: sequências didáticas para o ensino de História da Antiguidade, apresenta o uso da Literatura em conjunto com a História na produção de materiais didáticos sobre Grécia Antiga para o trabalho docente com turmas de 6º ano do Ensino Fundamental. A proposta consiste na produção de duas sequências didáticas sobre o ensino de História Antiga (Grécia), contemplando um texto literário contemporâneo, Diário de Pilar na Grécia, da autora brasileira Flávia Lins e Silva (2019e), com ilustrações de Joana Penna. O trabalho tem como público-alvo interessado professores de História dos anos finais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada para o trabalho com os textos literários em sala de aula é o Letramento Literário, de Rildo Cosson (2020a). A pesquisa conta com discussões teóricas sobre as relações entre História e Literatura a partir de Chartier (2002), Pesavento (2004) e Albuquerque Júnior (2005; 2008; 2019a; 2019b), bem como sobre o ensino de História Antiga a partir dos trabalhos de Funari (2004; 2016; 2020), Guarinello (2003; 2021) e Moerbeck (2021). Ainda, para a leitura e interpretação dos textos escritos e imagéticos da obra escolhida, conta com orientações teóricas de autores como Santaella, Nóbrega e Prado (2012), Ramos (2018), Mendes (2019), Leite (1997), Lajolo (2018), Gancho (2014), Joly (2007) e Eagleton (2019). As sequências didáticas, por sua vez, foram construídas a partir de bibliografia sobre História Antiga e Grécia, contida em Funari (2018), Guarinello (2019), Aleixo e Fernandes (2023), MacDonald (2019) e Matyszak (2023), com fundamentação na organização metodológica da Pedagogia Histórico-Crítica, na qual, conforme Saviani (1996; 2008) e Gasparin (2009), a dialética se torna um método de ensino. O material didático produzido foi trabalhado com as turmas de 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Salgado Filho, em Gramado/RS, nos anos de 2022, 2023 e 2024. No relato de caso, são apresentados os procedimentos de aplicação das sequências didáticas nos referidos anos, bem como a avaliação dos alunos após a participação no projeto de pesquisa. A proposta deste trabalho mostra que é possível o desenvolvimento de sequências didáticas em que a Literatura seja entendida como fonte histórica e como recurso pedagógica para o ensino de História - em especial, da História da Antiguidade, - junto a turmas do Ensino Fundamental, contribuindo para a compreensão da História e dos legados culturais da Grécia na atualidade. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/15170
Collections
  • Doutorado Profissional em História [4]

Itens relacionados

Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

  • Ações educativas e linguagem digital : experiências no e do Centro de Memória Regional do Judiciário da Universidade de Caxias do Sul 

    Silva, Daiana Cristani da (2017-03-27)
    O Centro de Memória Regional do Judiciário (CMRJU) é um arquivo permanente, guarda e preserva processos judiciais que versam sobre ações cíveis e criminais da comarca Caxias do Sul e Região no período de 1882 a 2003. O ...
  • "Jorrar água sobre esta cidade": uma história ambiental do saneamento em Caxias do Sul (1875 -1928) 

    Troglio, Lucas (2021-07-22)
    A questão do saneamento e suas implicações ambientais é uma das mais urgentes e mal resolvidas no Brasil, de forma que grande parte da população ainda não tem acesso a esse serviço essencial e sua ausência, ou má administração, ...
  • Mulheres, intelectuais e professoras : a história das mulheres pelo olhar feminino de historiadoras da região colonial italiana do Rio Grande do Sul 

    Dala Zen, Daiane (2024-03-06)
    Esta tese tem como tema o estudo dos itinerários de vida, de docência e de produção científica das professoras e historiadoras caxienses Cleci Eulalia de Favaro, Heloisa Delia Eberle Bergamaschi, Loraine Slomp Giron e Maria ...

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV