História nas histórias: sequências didáticas para o ensino de história da antiguidade
Data
2025-12-12Autor
Menger, Amanda da Silva
Orientador
Lia, Cristine Fortes
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho, História nas histórias: sequências didáticas para o ensino de História da Antiguidade, apresenta o uso da Literatura em conjunto com a História na produção de materiais didáticos sobre Grécia Antiga para o trabalho docente com turmas de 6º ano do Ensino
Fundamental. A proposta consiste na produção de duas sequências didáticas sobre o ensino de História Antiga (Grécia), contemplando um texto literário contemporâneo, Diário de Pilar na Grécia, da autora brasileira Flávia Lins e Silva (2019e), com ilustrações de Joana Penna. O
trabalho tem como público-alvo interessado professores de História dos anos finais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada para o trabalho com os textos literários em sala de aula é o Letramento Literário, de Rildo Cosson (2020a). A pesquisa conta com discussões teóricas sobre as relações entre História e Literatura a partir de Chartier (2002), Pesavento (2004) e Albuquerque Júnior (2005; 2008; 2019a; 2019b), bem como sobre o ensino de História Antiga a partir dos trabalhos de Funari (2004; 2016; 2020), Guarinello (2003; 2021) e Moerbeck (2021). Ainda, para a leitura e interpretação dos textos escritos e imagéticos da obra escolhida, conta com orientações teóricas de autores como Santaella, Nóbrega e Prado (2012), Ramos
(2018), Mendes (2019), Leite (1997), Lajolo (2018), Gancho (2014), Joly (2007) e Eagleton (2019). As sequências didáticas, por sua vez, foram construídas a partir de bibliografia sobre História Antiga e Grécia, contida em Funari (2018), Guarinello (2019), Aleixo e Fernandes (2023), MacDonald (2019) e Matyszak (2023), com fundamentação na organização metodológica da Pedagogia Histórico-Crítica, na qual, conforme Saviani (1996; 2008) e Gasparin (2009), a dialética se torna um método de ensino. O material didático produzido foi
trabalhado com as turmas de 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Salgado Filho, em Gramado/RS, nos anos de 2022, 2023 e 2024. No relato de caso, são apresentados os procedimentos de aplicação das sequências didáticas nos referidos anos, bem como a avaliação dos alunos após a participação no projeto de pesquisa. A proposta deste trabalho mostra que é possível o desenvolvimento de sequências didáticas em que a Literatura seja entendida como fonte histórica e como recurso pedagógica para o ensino de História - em especial, da História da Antiguidade, - junto a turmas do Ensino Fundamental, contribuindo para a compreensão da História e dos legados culturais da Grécia na atualidade. [resumo fornecido pelo autor]
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