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dc.contributor.advisorCiapparini, Joel Vicente
dc.contributor.authorChiu, Jonathan Orsi
dc.contributor.otherGrison, Vagner
dc.contributor.otherCorso, Leandro Luís
dc.contributor.otherSantos, Roger Lusa dos
dc.date.accessioned2017-03-14T16:10:41Z
dc.date.available2017-03-14T16:10:41Z
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/1829
dc.descriptionEste trabalho apresenta uma proposta de desenvolvimento de um novo modelo matemático de ajustador automático de freio para utilização em veículos comerciais, utilizando-se de uma nova carcaça de ajustador, com haste deslocada, e de uma nova forquilha. O desenvolvimento destes novos componentes é devido às necessidades do mercado, uma vez que componentes similares a estes existem apenas no mercado estrangeiro a um custo pouco acessível. Para análise dos modelos, utilizou-se o método dos elementos finitos, onde se realizou uma análise linear estática e implícita, utilizando o software de engenharia ANSYS, com o objetivo de comparar com os critérios de falha exigidos pela empresa. Como resultados, encontraram-se tensões acima do especificado para a carcaça, sendo necessárias futuras correções do modelo para garantir tensões dentro dos limites especificados. E para a forquilha, o fator de segurança encontrado na análise de tensões ficou dentro do especificado (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.subjectVeículospt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.titleDesenvolvimento e análise por método de elementos finitos de uma carcaça de ajustador automático com haste deslocada (off set) e forquilhapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Mecânicapt_BR


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