Definição do procedimento de teste de durabilidade acelerada para um feixe de molas de duplo estágio
Visualizar/ Abrir
Autor
Molon, Maicon
Orientador
Vieceli, Alexandre
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A validação experimental de produtos e componentes na indústria automotiva tem papel muito importante no desenvolvimento dos mesmos. Por outro lado, os altos custos envolvidos e os longos períodos de tempo destinados a esta etapa do projeto fazem com que os métodos experimentais fiquem reservados somente para os estágios finais de validação do produto. Neste contexto, a introdução de testes de durabilidade acelerada na indústria automotiva vem para atender estas novas demandas do mercado, garantido que o produto passe pelos mesmos critérios de testes de durabilidade convencionais. No trabalho em questão foi definido um procedimento de teste de durabilidade acelerada para um feixe de molas de duplo estágio, por meio de uma metodologia para o correlacionamento de testes. Ao longo do mesmo, foram definidos os pontos críticos no feixe de molas, os quais foram instrumentados fazendo uso de strain gages. Com os pontos instrumentados foram realizadas medições das tensões nas aplicações de campo e em uma bancada de testes. Por meio do método de rainflow para a contagem de ciclos, e do critério de Goodman para correção das tensões médias, foram calculados os danos acumulados nos procedimentos de campo e nos procedimentos de laboratório. E, finalmente, comparando a severidade entre estes dois procedimentos, foi definido um número de ciclos a ser aplicado em laboratório, o qual representa a vida do produto a ser validado (sic).