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dc.contributor.advisorGrison, Vagner
dc.contributor.authorBertin, Cristian Rodrigues
dc.contributor.otherCorso, Leandro Luís
dc.contributor.otherLinzmaier, Paulo Roberto
dc.date.accessioned2017-03-27T14:57:00Z
dc.date.available2017-03-27T14:57:00Z
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/1891
dc.descriptionEste estudo buscou desenvolver um trem de pouso com estrutura otimizada para um veículo aéreo não-tripulado destinado à competição Aerodesign. A importância deste estudo se deu no aperfeiçoamento tecnológico da equipe, desenvolvimento de pesquisa em tecnologias emergentes e o uso de ferramentas computacionais que possibilitam iterações rápidas e eficientes. Em um primeiro momento foi realizado um estudo sobre trabalhos realizados em áreas próximas, a fundamentação teórica necessária para o desenvolvimento do trabalho. Sequencialmente, desenvolveu-se atividades de projeto, as quais foram fundamentadas e se resumem em cálculos e análises. Através do uso de recursos computacionais obteve-se perfis otimizados estruturalmente para posterior modelamento e análises de elementos finitos. Para a obtenção dos perfis, utilizou-se um algoritmo desenvolvido por Sigmund (2001) para otimização topológica de estruturas bidimensionais, enquanto que para o modelamento foi utilizado um programa de desenho computacional e para as análises posteriores de elementos finitos. Foi também realizado análises do pouso de aeronaves e se desenvolveu um índice para projeto. Verificou-se como sendo proveitosos os resultados, sendo que chegaram a ser obtidas reduções de massa em torno de 63% (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAerodinâmicapt_BR
dc.subjectAviõespt_BR
dc.subjectAviões - Aterrisagempt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um trem de pouso otimizado estruturalmente para um veículo aéreo não-tripuladopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Mecânicapt_BR


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