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dc.contributor.advisorVidor, Gabriel
dc.contributor.authorFinimundi, Thiago André
dc.contributor.otherCamargo, Maria Emilia
dc.contributor.otherVieira, Guilherme Bergmann Borges
dc.contributor.otherTondolo, Vilmar Antonio Gonçalves
dc.date.accessioned2017-06-01T11:51:22Z
dc.date.available2017-06-01T11:51:22Z
dc.date.issued2017-05-31
dc.date.submitted2016-12-19
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/2635
dc.descriptionAdoção de práticas colaborativas entre organizações outrora competidoras tem se acelerado, em especial em razão da nova realidade econômica enfrentada pelas empresas. De fato, observa-se que a popularização colaborativa é dependente da evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação, o que diminui as barreiras geográficas e temporais, caracterizando-se como um fator habilitador para a formação de redes interempresariais. A criação de organizações virtuais, todavia, estende-se além da identificação das empresas mais adequadas à oportunidade que se visa atender. Neste sentido, o objetivo desta dissertação foi propor um método de formação de organizações virtuais orientadas à inovação de produto. Sendo assim, esta pesquisa é dividida em duas etapas, uma de abordagem qualitativa e objetivo exploratório, e uma quantitativa, com objetivo descritivo. Na etapa exploratória é adaptado um modelo de referência para modelagem de ambientes de criação de organizações virtuais. A partir do modelo, foi construído um modelo teórico, a fim de verificar as relações entre os construtos Relações Interorganizacionais e Inovação com as dimensões de modelagem. A segunda etapa, de abordagem quantitativa e natureza descritiva, teve por objetivo estruturar o modelo proposto a partir das diretrizes estabelecidas no modelo teórico.. A coleta dos dados foi feita por meio de questionário estruturado, em escala Likert de cinco pontos, adaptado de Machado e Carvalho (2013). Os resultados apontam que há consistência teórica entre as quatro dimensões do ambiente de formação de organizações virtuais e os dez fatores do ambiente de inovação. Dessa forma, foi possível a definição do método de formação de organizações virtuais orientadas à inovação de produto em quatro dimensões. Como sugestões de estudos futuros, recomenda-se nova coleta no mesmo contexto, ampliando a amostra, além de se replicar este estudo em cadeias de suprimentos de segmentos distintos.pt_BR
dc.description.abstractAdoption of collaborative practices between formerly competing organizations has accelerated, especially because of the new economic reality faced by companies. In fact, it is observed that collaborative popularization is dependent on the evolution of Information and Communication Technologies, which reduces geographic and temporal barriers, characterizing itself as an enabling factor for the formation of intercompany networks. The creation of virtual organizations, however, extends beyond the identification of the most appropriate companies to the opportunity that is intended to meet. In this sense, the objective of this dissertation was to propose a method of training virtual organizations oriented to product innovation. Therefore, this research is divided in two stages, one of qualitative and exploratory objective, and one quantitative, with a descriptive objective. In the exploratory stage, a reference model is adapted for the modeling of virtual organization creation environments. From the model, a theoretical model was constructed to verify the relationships between the constructs Interorganizational Relations and Innovation with the modeling dimensions. The second step, with a quantitative approach and a descriptive nature, aimed to structure the proposed model based on the guidelines established in the theoretical model. The data were collected using a structured questionnaire in a five - point Likert scale, adapted from Machado And Carvalho (2013). Results show that there is a theoretical consistency between the four dimensions of the breeding environment of virtual organizations and the ten factors of the innovation environment. In this way, it was possible to define the method of formation of virtual organizations oriented to product innovation in four dimensions. As suggestions for future studies, it is recommended to collect data again in the same context, expanding the sample, and replicate this study in supply chains of different segments.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectProdutos novospt_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subjectNew productsen
dc.subjectOrganizational changeen
dc.titleAdaptação de um método de formação de ambientes de organizações virtuais orientadas à inovação de produtopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2694731584832677pt_BR
mtd2-br.author.lattesFINIMUNDI, T. A.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR


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