Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorArendt, João Claudio
dc.contributor.authorEngel, Odilse Grasselli
dc.date.accessioned2014-05-19T17:40:41Z
dc.date.available2014-05-19T17:40:41Z
dc.date.issued2014-05-19
dc.date.submitted2007-11-30
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/274
dc.descriptionProposta de diálogo interdisciplinar entre Literatura e História, com o propósito de discutir de que forma o texto literário pode ser aproveitado nas aulas de História do Ensino Médio. Investigação da ideologia subjacente a livros didáticos do Ensino Médio e sua assimilação acrítica pelos alunos-leitores. Verificação e análise da presença ou não da Literatura em manuais didáticos do Ensino Médio, bem como da abordagem de fatos históricos ocorridos no Rio Grande do Sul, como a Revolução Farroupilha e a imigração italiana. Com ênfase no papel da educação e tendo como objeto de estudo o romance A Cocanha, de José Clemente Pozenato, procura sensibilizar a prática docente da área de História para a percepção de que a ficção literária constitui um instrumento eficaz no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractInterdisciplinary dialogue approach proposal inserted between History and Literature, in order to discuss how a literary text can be used in History classes of High School. A research into the underneath ideology at educational books and their acritical assimilation by readerstudents. Checking and analysing the presence or not of Literature in High School educational text-books, as well as the approach of historical facts that happened in Rio Grande do Sul, like Revolução Farroupilha and Italian Immigration. Giving emphasis to the Educational role and having in mind, as a study object, the novel A Cocanha by José Clemente Pozenato, it looks for touching the teaching practice of History and allows to realize that literary fiction is an effective instrument(way) in teaching-learning process.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagem na sala de aulapt_BR
dc.subjectLiteratura e históriapt_BR
dc.subjectImigração italianapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectA Cocanha (Obra literária, 2000)pt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectItalian immigrationpt_BR
dc.subjectTeaching-learning practicept_BR
dc.subjectInterdisciplinary approachpt_BR
dc.titleLiteratura e história: diálogos na sala de aulapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2326294814317211pt_BR
mtd2-br.author.lattesENGEL, O. G.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Letras, Cultura e Regionalidade - Mestrado Acadêmicopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples