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dc.contributor.advisorLuciano, Marcos Alexandre
dc.contributor.authorMezzari, Vinicius Troian
dc.contributor.otherAltafini, Carlos Roberto
dc.contributor.otherKalnin, Joanir Luís
dc.contributor.otherSantos, Sandro Rogério dos
dc.date.accessioned2017-08-15T14:30:23Z
dc.date.available2017-08-15T14:30:23Z
dc.date.issued2017-08-15
dc.date.submitted2017-07-10
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/3039
dc.descriptionA Constituição Federal de 1988, a carta magna do Brasil, foi responsável por estabelecer meios para a modernização na condução da administração pública brasileira. O modelo de administração gerencial, proposto na década subsequente, ampliou o entendimento de que o Estado precisa assemelhar-se cada vez mais à iniciativa privada e tratar as necessidades dos contribuintes como uma empresa trata seus clientes. Este trabalho visa avaliar cenários para substituição de frota na Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, avaliando os diferentes custos e critérios para tomada de decisões relativas à substituição. Um método formal é aplicado para calcular a vida útil econômica da frota em análise, baseado em princípios de Engenharia Econômica, aproximando as características de tomada de decisão da administração pública às práticas da iniciativa privada. Diferentes cenários foram simulados que otimizaram a aplicação dos recursos públicos, resultando em melhor aplicação dos recursos públicos. Os resultados das simulações e cenários apontam que se possibilite atingir uma economia de recursos financeiros que podem variar desde 12% e chegar até 41,31%.pt_BR
dc.description.abstractBrazilian Federal Constitution, created in 1988, was responsible for establishing ways to modernize brazilian public administration practices. The management administration model, proposed in the next decade, expanded the understanding that the State should act even more like private companies and deal with tax payers needs the same way a private company deal with customers. This work aims to analyze different scenarios fleet substitution method applied in Caxias do Sul city hall, evaluating the costs relative to fleet and the actual decision taking criteria, regarding fleet substitution. Subsequently, it applies a formal method to calculate the fleet economic life, based on Economic Engineering principles, turning public administration decision making characteristics closer to the private companies’ administration practices, simulating different scenarios, improving public resources application, resulting in better use of the values taken under taxes. Simulations and scenarios results show that it is possible to achieve costs reductions that start from 12% and goes up to 41.31%.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEngenharia econômicapt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectVeículos a motor - Frotaspt_BR
dc.subjectEngineering economyen
dc.subjectPublic administrationen
dc.subjectMotor vehicle fleetsen
dc.titleAvaliação de cenários para substituição de uma frota veicular na administração pública baseada na determinação da vida útil econômicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4686290878622691pt_BR
mtd2-br.author.lattesMEZZARI, V. T.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR


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