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dc.contributor.advisorGalelli, Ademar
dc.contributor.authorBasso Júnior, Ademor Fábio
dc.contributor.otherFachinelli, Ana Cristina
dc.contributor.otherCamargo, Maria Emilia
dc.contributor.otherAndrade, Ronnie Joshe Figueiredo de
dc.date.accessioned2017-09-04T17:56:28Z
dc.date.available2017-09-04T17:56:28Z
dc.date.issued2017-09-04
dc.date.submitted2017-05-31
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/3119
dc.descriptionA avaliação individual de desempenho é um processo de mensuração dos indicadores de performance do funcionário. Porém, se os empregados não perceberem esse processo como justo, poderão reagir de forma contrária e boicotar o próprio desempenho. Desse modo, uma forma de evitar a ineficácia da avaliação de desempenho é estimulando a justiça na realização dessa prática. A justiça organizacional é fundamentalmente importante na compreensão, antecipação e direcionamento do comportamento organizacional, pois, a maneira como os indivíduos percebem a justiça, pode condicionar ou influenciar o seu comportamento. O comprometimento organizacional possui relação com o objetivo da empresa em conhecer os seus empregados no ambiente de trabalho e entender as variáveis que os vinculem à organização, pois o comprometimento do indivíduo é um atributo único e exclusivo, ou seja, não pode ser copiado pela concorrência, representando uma vantagem competitiva constante para as organizações. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a percepção de justiça organizacional sobre a avaliação de desempenho e verificar sua relação com o comprometimento organizacional, em uma empresa concessionária de serviço de transporte coletivo, localizada na cidade de Caxias do Sul. O estudo foi de esfera exploratória/confirmatória de abordagem quantitativa, realizada com os funcionários da organização estudada, onde foi aplicado e validado para o contexto brasileiro a ferramenta de análise da percepção de justiça sobre a avaliação de desempenho elaborada por Sotomayor (2006) e comparado suas relações com o comprometimento organizacional abordado em três dimensões com a utilização do questionário de Meyer e Allen (1997). Os principais resultados dessa pesquisa são: que as medidas de justiça organizacional estão contextualizadas; pode-se observar que as dimensões da justiça distributiva, justiça interpessoal e justiça informacional possuem correlação significativa e positiva com as dimensões do comprometimento afetivo, comprometimento instrumental e comprometimento normativo; de uma forma sintética é possível dizer que a justiça distributiva e a justiça interpessoal, predominam, de forma relativa sob a justiça informacional na explicação do comprometimento; que os funcionários possuem sensibilidade às diferentes dimensões da percepção de justiça sobre a avaliação de desempenho e que essas percepções afetam o seu comprometimento organizacional.pt_BR
dc.description.abstractThe assessment of individual performance is a process of measuring employee performance indicators. However, if employees do not perceive the process as fair, will react in the opposite way and boycott their own performance. Thus, one way of avoiding the ineffectiveness of performance evaluation is by stimulating fairness in carrying out this practice. Organizational justice is fundamentally important in understanding, anticipating and directing organizational behavior, since the way individuals perceive justice can condition or influence their behavior. The organizational commitment is related to the company's objective in knowing its employees in the work environment and to understand the variables that bind them to the organization, since the commitment of the individual is a unique and exclusive attribute, that is, it can’t be copied by the competition, representing a constant competitive advantage for organizations. The objective of this research was to evaluate the perception of organizational justice on the performance evaluation and to verify the relationship with the organizational commitment, in a concessionaire of collective transportation service, located in the city of Caxias do Sul. The study was an exploratory / confirmatory field of quantitative approach, carried out with the employees of the organization studied, where the tool of analysis of the perception of justice on the performance evaluation elaborated by Sotomayor (2006) and compared their relationships with the organizational commitment addressed in three dimensions with the use of the Meyer and Allen questionnaire (1997). The main results of this research are: that organizational justice measures are contextualized; it can be observed that the dimensions of distributive justice, interpersonal justice and informational justice have a significant and positive correlation with the dimensions of affective commitment, instrumental commitment and normative commitment; in a synthetic way it is possible to say that distributive justice and interpersonal justice predominate relatively in informational justice in the explanation of commitment; that employees are sensitive to the different dimensions of perceived justice over performance evaluation and that these perceptions affect their organizational commitment.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectPessoal - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectComprometimento organizacionalpt_BR
dc.subjectAdministração de pessoalpt_BR
dc.subjectEmployees - Rating ofpt_BR
dc.subjectOrganizational commitmentpt_BR
dc.subjectPersonnel managementpt_BR
dc.titlePercepção de justiça sobre a avaliação de desempenho e sua relação com o comprometimento organizacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7032867399637006pt_BR
mtd2-br.author.lattesBASSO JÚNIOR, A. F.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR


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