Mostra i principali dati dell'item

dc.contributor.advisorMotta, Marta Elisete Ventura da
dc.contributor.authorRemussi, Rejane
dc.contributor.otherCamargo, Maria Emilia
dc.contributor.otherGalelli, Ademar
dc.contributor.otherAndrade, Ronnie Joshe Figueiredo de
dc.date.accessioned2017-09-21T12:30:29Z
dc.date.available2017-09-21T12:30:29Z
dc.date.issued2017-09-21
dc.date.submitted2017-06-01
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/3174
dc.descriptionO desenvolvimento da consciência ecológica, em diferentes camadas e setores da sociedade mundial envolve o setor da educação, necessitando mudanças quanto ao conceito de gestão ambiental. A crise ambiental global sinaliza a necessidade de mudanças por intermédio do conhecimento, uma vez que as instituições comprometidas com a educação são responsáveis pela formação de profissionais que integrarão a sociedade e contribuirão para seu desenvolvimento socioeconômico, com a criação de novos conceitos referente às questões ambientais. A pesquisa realizada teve como objetivo identificar a importância atribuída à gestão e a sustentabilidade ambiental junto a discentes, docentes e coordenadores dos cursos de Administração nas Instituições de Ensino Superior pertencentes ao Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG). A metodologia utilizada foi quantitativa descritiva, em duas etapas, com a aplicação de questionário aos coordenadores dos cursos de Administração e professores titulares das disciplinas. Na segunda etapa foi aplicado um questionário estruturado através de uma escala Likert aos discentes regularmente matriculados nas disciplinas que contemplassem a referida temática, totalizando 184 alunos. Como resultado da pesquisa alusiva aos coordenadores e professores observou-se que há o entendimento quanto ao comprometimento dos mesmos referente a importância atribuída a questão ambiental nos cursos de Administração e a inclusão destas disciplinas nas grades curriculares. Observou-se o engajamento destes em projetos que tratam de assuntos ambientais em diversas áreas. Quanto aos discentes pode-se perceber diferenças entre os construtos Importância, Intenção e Satisfação. Sendo a Satisfação a que apresentou diferenças significativas, (0,005), possibilitando concluir que o porte da Instituição de Ensino Superior é o fator de diferenciação, situação que não ocorre nos construtos Importância e Intenção, que apresentaram correlação moderada (0,494).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectGestão ambientalpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdadespt_BR
dc.subjectEnvironmental managementen
dc.subjectSustainabilityen
dc.subjectSustainable developmenten
dc.subjectUniversities and collegesen
dc.titleGestão ambiental : percepção dos docentes, discentes e coordenadores das instituições de ensino superior - COMUNGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5611017055859229pt_BR
mtd2-br.author.lattesREMUSSI, R.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR


Files in questo item

Thumbnail

Questo item appare nelle seguenti collezioni

Mostra i principali dati dell'item