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Gestão ambiental : percepção dos docentes, discentes e coordenadores das instituições de ensino superior - COMUNG
dc.contributor.advisor | Motta, Marta Elisete Ventura da | |
dc.contributor.author | Remussi, Rejane | |
dc.contributor.other | Camargo, Maria Emilia | |
dc.contributor.other | Galelli, Ademar | |
dc.contributor.other | Andrade, Ronnie Joshe Figueiredo de | |
dc.date.accessioned | 2017-09-21T12:30:29Z | |
dc.date.available | 2017-09-21T12:30:29Z | |
dc.date.issued | 2017-09-21 | |
dc.date.submitted | 2017-06-01 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3174 | |
dc.description | O desenvolvimento da consciência ecológica, em diferentes camadas e setores da sociedade mundial envolve o setor da educação, necessitando mudanças quanto ao conceito de gestão ambiental. A crise ambiental global sinaliza a necessidade de mudanças por intermédio do conhecimento, uma vez que as instituições comprometidas com a educação são responsáveis pela formação de profissionais que integrarão a sociedade e contribuirão para seu desenvolvimento socioeconômico, com a criação de novos conceitos referente às questões ambientais. A pesquisa realizada teve como objetivo identificar a importância atribuída à gestão e a sustentabilidade ambiental junto a discentes, docentes e coordenadores dos cursos de Administração nas Instituições de Ensino Superior pertencentes ao Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG). A metodologia utilizada foi quantitativa descritiva, em duas etapas, com a aplicação de questionário aos coordenadores dos cursos de Administração e professores titulares das disciplinas. Na segunda etapa foi aplicado um questionário estruturado através de uma escala Likert aos discentes regularmente matriculados nas disciplinas que contemplassem a referida temática, totalizando 184 alunos. Como resultado da pesquisa alusiva aos coordenadores e professores observou-se que há o entendimento quanto ao comprometimento dos mesmos referente a importância atribuída a questão ambiental nos cursos de Administração e a inclusão destas disciplinas nas grades curriculares. Observou-se o engajamento destes em projetos que tratam de assuntos ambientais em diversas áreas. Quanto aos discentes pode-se perceber diferenças entre os construtos Importância, Intenção e Satisfação. Sendo a Satisfação a que apresentou diferenças significativas, (0,005), possibilitando concluir que o porte da Instituição de Ensino Superior é o fator de diferenciação, situação que não ocorre nos construtos Importância e Intenção, que apresentaram correlação moderada (0,494). | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Gestão ambiental | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento sustentável | pt_BR |
dc.subject | Universidades e faculdades | pt_BR |
dc.subject | Environmental management | en |
dc.subject | Sustainability | en |
dc.subject | Sustainable development | en |
dc.subject | Universities and colleges | en |
dc.title | Gestão ambiental : percepção dos docentes, discentes e coordenadores das instituições de ensino superior - COMUNG | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/5611017055859229 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | REMUSSI, R. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |