Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBattisti, Elisa
dc.contributor.authorBackes, Noeli Maria LazarettI
dc.date.accessioned2014-05-21T16:30:00Z
dc.date.available2014-05-21T16:30:00Z
dc.date.issued2014-05-21
dc.date.submitted2008-08-05
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/317
dc.descriptionNo presente trabalho, estuda-se a sociointeração discursiva na pré-escola de Ivoti (RS). Analisam-se registros de interação social da fala coletados, em duas escolas, uma de zona urbana, cujos alunos são, a maioria, filhos de migrantes da região sul, outra de zona rural, onde há predomínio de alunos descendentes de imigrantes alemães. O trabalho é desenvolvido na perspectiva da Sociolingüística Interacional, conforme as etapas previstas por Pomerantz e Fehr (1997) e a partir de vinhetas selecionadas obedecendo-se a diferentes atividades escolares. A análise revelou que, na zona urbana, o comportamento verbal e não-verbal na interação é ritualizado e centralizado na fala da professora. Já no contexto rural, apesar da orientação da professora, nota-se que os interactantes constroem sentidos diversos na interação, motivados por enquadres discrepantes e não atribuíveis exclusivamente à interferência do dialeto alemão.pt_BR
dc.description.abstractThe present study is about social interaction through conversation in the pre-school of Ivoti (RS). Data collected in two schools are analyzed. One of the schools is located in the urban area and the parents of its students come mostly from other cities. The other school is located in the rural area and most of its students are German descendants. The work is developed in the perspective of Interactional Sociolinguistics. The analysis of excerpts of conversation in different school activities was carried out following the stages proposed by Pomerantz and Fehr (1997). The analysis showed that in the urbane area talk is ritualized and centralized in the speech of the teacher. In the rural context, the interactants build divergent meanings based on different background knowledge. It is not the interference of the German dialect children speak at home which interferes in language understanding in pre-schooL.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.subjectSociolinguística interacionalpt_BR
dc.subjectBilinguismopt_BR
dc.subjectInteração discursiva Estudo de casopt_BR
dc.subjectSociolinguisticspt_BR
dc.subjectInteractional sociolinguisticspt_BR
dc.subjectBilingualismpt_BR
dc.subjectDiscoursive interaction - Case studypt_BR
dc.titleSociointeração discursiva na pré-escola de Ivoti (RS)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9097706463486892pt_BR
mtd2-br.author.lattesBACKES, N. M. L.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Letras, Cultura e Regionalidade - Mestrado Acadêmicopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples