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dc.contributor.advisorCosta, Carlos Alberto
dc.contributor.authorNascimento, Ricardo José da Cunda
dc.contributor.otherFachinelli, Ana Cristina
dc.contributor.otherBarcellos, Paulo Fernando Pinto
dc.contributor.otherCiconet, Isidoro
dc.date.accessioned2017-09-22T16:15:08Z
dc.date.available2017-09-22T16:15:08Z
dc.date.issued2017-09-22
dc.date.submitted2017-07-05
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/3180
dc.descriptionA habilidade de relacionar o processo de aprendizagem organizacional com o desenvolvimento de competências nem sempre é perceptível nas organizações. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar as dimensões da aprendizagem organizacional relacionadas aos indivíduos e a cultura no processo de desenvolvimento das competências organizacionais em uma instituição de ensino superior. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quanti-qualitativa, por meio do método misto como estratégia explanatória sequencial. A primeira etapa de investigação foi quantitativa descritiva usado uma survey, cuja análise dos dados ocorreu por uma estatística uni e multivariada baseada em uma análise fatorial. Foram consideradas as dimensões da cultura organizacional e o indivíduo relativas a aprendizagem organizacional, definidas com base em Neergard (1994) e foi usado como instrumento de pesquisa o questionário Dloq-A. A análise do resultado obtido nesta etapa serviu de subsídios para o desenvolvimento de um roteiro de entrevista semiestruturadas com gestores sobre competências organizacionais. Da análise integrada dos resultados de ambas as etapas, concluiu-se que a aprendizagem organizacional desenvolve competências organizacionais. Entre os principais achados desta dissertação, identificou-se quatro novos construtos da cultura de aprendizagem que estão diretamente relacionados ao desenvolvimento das competências organizacionais categorizadas e codificados através da análise de conteúdo.pt_BR
dc.description.abstractThe ability to relate the organizational learning progress to the development of competences is not always perceptible in organizations. Therefore, the aim of this research was analyzing the dimensions of organizational learning related to the individuals and the culture in the process of organizational competences in a higher education institution. Therefore, a quanti-qualitative assay was performed, applying a mixed sequential explanatory method strategy. The first step of the study was quantitative descriptive through a survey, in which data analysis was achieved over univariate and multivariate statistics based on a factorial analysis. The dimensions of organizational culture and the individual related to organizational learning were considered and defined based on Neergard (1994). The Dloq-A questionnaire was also used as an instrument of research. The analysis of the results obtained in this step subsidized the development of an interview script with managers about organizational competences. From the integrated analysis of both stages, it was concluded that organizational learning develops organizational competences. Among the main findings of this dissertation, four new constructs of the learning culture that are directly related to the development of categorized organizational competences were identified and encoded through content analysis.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subjectCompetências essenciaispt_BR
dc.subjectOrganizational learningen
dc.subjectKnowledge managementen
dc.subjectOrganizational changeen
dc.subjectCore competenciesen
dc.titleProcesso de aprendizagem organizacional no desenvolvimento de competências organizacionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1963359506038008pt_BR
mtd2-br.author.lattesNASCIMENTO, R. J. C.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR


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