Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZinani, Cecil Jeanine Albert
dc.contributor.authorBottin, Eliandra Lanfredi
dc.contributor.otherCeccagno, Douglas
dc.contributor.otherVolmer, Lovani
dc.contributor.otherSantos, Salete Rosa Pezzi dos
dc.date.accessioned2017-09-28T19:23:29Z
dc.date.available2017-09-28T19:23:29Z
dc.date.issued2017-09-28
dc.date.submitted2017-08-15
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/3184
dc.descriptionA presente dissertação discute as configurações de gênero e espaço na obra Sapato de salto (2006), da escritora Lygia Bojunga, dialogando com questões inerentes à literatura infantil e à identidade. Nessa perspectiva, verifica-se de que maneira aspectos sociais e culturais estão representados nas configurações de gênero e espaço na obra em estudo e que relações estabelecem com as personagens na construção de suas identidades. Para buscar resposta a esse questionamento, torna-se imprescindível a organização de um referencial teórico fundamentado em aspectos sociais e culturais a respeito de gênero e de espaço. Quando se tratar de gênero e suas configurações, utiliza-se Beauvoir (1980), Butler (2003), Louro (1997), Showalter (1994), e, quando o assunto for espaço, a referência consiste em Bachelard (1993), Certeau (1994), Corrêa (1989) e Pesavento (2002). Analisam-se, também, conceitos de literatura infanto-juvenil e identidade que discutem a construção da identidade nas diferentes fases da vida de Sabrina, personagem da obra estudada, sustentados por Lajolo (1993), Hall (2005), Vigotski (1998) e Zilberman (1998) e (2005).pt_BR
dc.description.abstractThe present Master’s Dissertation discusses space and gender configurations of the literary work Sapato de salto (High heeled shoes) (2006), by Lygia Bojunga. It dialogues matters inherent to children’s literature and identity. In view of this, it is verified how social and cultural aspects are represented in gender and space configuration, considering the studied literary work; and what relationships are established with the characters in the construction of their identities. To find responses for this questioning, it is indispensable to organize theoretical frame based on social and cultural aspects related to gender and space. About gender and its configurations, it is used works by Beauvoir (1980), Butler (2003), Louro (1997), Showalter (1994). With regard to space, the reference consists of Bachelard (1993), Certeau (1994), Corrêa (1989) and Pesavento (2002). Other analyzed concepts were children’s literature and identity, which discuss identity construction in the different stages of life of Sabrina, character of the studied literary work, through theory supported by Lajolo (1993), Hall (2005), Vigotski (1998) e Zilberman (1998) e (2005).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectNunes, Lygia Bojunga - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectSapato de salto alto (Obra literária)pt_BR
dc.subjectIdentidade de gênero na literaturapt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectNunes, Lygia Bojunga - Criticism and interpretationpt_BR
dc.subjectSapato de salto alto (Literary work)pt_BR
dc.subjectGender identity in literaturept_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.titleConfigurações de gênero e espaço : um estudo de Sapato de Salto, de Lygia Bojungapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6231965340026724pt_BR
mtd2-br.author.lattesBOTTIN, E. L.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples