Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFachinelli, Ana Cristina
dc.contributor.authorLima, Juliano Uecker de
dc.contributor.otherMotta, Marta Elisete Ventura da
dc.contributor.otherDe Toni, Deonir
dc.contributor.otherFaccin, Kadigia
dc.date.accessioned2017-09-29T17:55:17Z
dc.date.available2017-09-29T17:55:17Z
dc.date.issued2017-09-29
dc.date.submitted2017-04-28
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/3187
dc.descriptionA inteligência competitiva é reconhecida como um processo sistemático, composto de fases inter-relacionadas que visam a análise de dados e informações, para suportar tomadas de decisões estratégicas. Contudo, a utilização dos resultados gerados pela inteligência competitiva está associado à cultura da informação, ligada aos valores, normas e atitudes com relação à informação e à aprendizagem organizacional. Esse conjunto de variáveis pode estar relacionado ao desempenho das organizações que atentam para o processo de inteligência competitiva. Dado ao evidente relacionamento destes constructos, a presente dissertação possui o objetivo de analisar a relação entre a inteligência competitiva, a cultura da informação, a aprendizagem organizacional e o sua influência no desempenho em empresas do setor vitivinícola. A pesquisa foi realizada com uma abordagem quantitativa, natureza aplicada e com objetivos descritivos, junto às empresas vitivinícolas localizadas nos municípios da Serra Gaúcha. O procedimento adotado foi o levantamento do tipo survey, por meio de instrumento de pesquisa de escalas validadas em estudos anteriores. Os resultados indicaram a existência da relação entre a inteligência competitiva, cultura da informação, aprendizagem organizacional e desempenho, no entanto, atitudes e comportamentos relacionados a consciência da inteligência competitiva, com vistas a promover um ambiente e processos propícios ao desenvolvimento da aprendizagem, servirão suporte ao processo de inteligência competitiva e, consequentemente, na melhora do desempenho da empresa.pt_BR
dc.description.abstractCompetitive intelligence is recognized as a systematic process, with interrelated phases that aim to analyze data and information, in order to support strategic decision making. However, the use of the results generated by competitive intelligence is conected to information culture, linked to values, norms and attitudes regarding information and organizational learning. This set of variables may be related to the performance of organizations that engage in the competitive intelligence processes. In this context, this dissertation aims to analyze the relation between competitive intelligence, information culture, organizational learning and performance. The research was carried out with a quantitative approach and descriptive objectives, in the wine companies located at Serra Gaúcha, with the support of the Brazilian wine institute. The survey procedure was adopted, with research instrument validated in previous studies. The results showed that there is a relation between competitive intelligence, information culture, organizational learning and performance, however, attitude and behaviors related to the awareness of competitive intelligence, aimed to promote an environment and processes to develop learning, will sustain the process of competitive intelligence and, consequently, improving the company's performance.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectInteligência competitiva (Administração)pt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectDesempenho - Administraçãopt_BR
dc.subjectVitiviniculturapt_BR
dc.subjectBusiness intelligencept_BR
dc.subjectOrganizational learningpt_BR
dc.subjectPerformance - Managementpt_BR
dc.subjectViticulturept_BR
dc.titleRelação entre inteligência competitiva, cultura da informação, aprendizagem organizacional e desempenho no setor vitivinícola da Serra Gaúchapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6764802893238538pt_BR
mtd2-br.author.lattesLIMA, J. U.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorLarentis, Fabiano


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples