Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFachinelli, Ana Cristina
dc.contributor.authorManfredini, Mercedes Lusa
dc.date.accessioned2014-05-21T17:17:35Z
dc.date.available2014-05-21T17:17:35Z
dc.date.issued2014-05-21
dc.date.submitted2008-06-13
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/325
dc.descriptionA complexidade e a pressão que o contexto atual de mudanças tem gerado para as organizações têm exigido delas habilidades diferentes daquelas privilegiadas na era das organizações mecanicistas. A aprendizagem tornou-se uma das habilidades-chave para sobrevivência e desenvolvimento das organizações modernas. Alguns modelos gerenciais apresentam-se visando melhorar as capacidades de aprendizagem das instituições. Desta forma, este estudo pretende, por meio da pesquisa-ação, descrever e introduzir o conceito de aprendizagem por cenário de Fahey e Randall. O objetivo deste trabalho foi o de desenvolver um conjunto de instrumentos metodológicos para a construção de cenários, verificando sua adaptabilidade na definição do posicionamento estratégico da Universidade de Caxias do Sul. Para a obtenção deste intento, são discutidas as definições e conceitos de conhecimento, aprendizagem, aprendizado organizacional e aprendizagem por cenários, buscando a convergência desses conceitos para a elaboração de estratégias. Conforme pode-se verificar no trabalho realizado, o modelo serve para compreender a necessidade de manter o equilíbrio com os ambientes interno e externo, e atende sua finalidade principal de, através de processo cognitivo sistêmico estratégico, alinhar a definição de objetivos. A contribuição do estudo demonstra a aplicabilidade da metodologia de cenários e evidencia, pela avaliação dos participantes, que os procedimentos escolhidos resultam na transformação dos espaços de significação.pt_BR
dc.description.abstractThe complexity and context that the current pressure for change has created for organizations have required them different skills from those privileged in the era of mechanistic organizations. Learning has become one of the key skills for survival and development of modern organizations. Some management models show itself for improving learning capacities of institutions. Thus, this study aims, through research-action, to describe and introduce the concept of learning by scenario of Fahey and Randall. The objective of this work was to develop a set of methodological tools for the construction of scenarios, checking their adaptability in setting the strategic positioning of Universidade de Caxias do Sul. To achieve this purpose, the definitions and concepts of knowledge, learning, organizational learning and learning by scenarios are discussed, seeking the convergence of these concepts for the development of strategies. As it can be seen at this work, the model intends to understand the need of maintaining a balance of the internal and external environments, and meets its primary purpose of, through strategic systemic cognitive process, align the definition of goals. The contribution of the study demonstrates the applicability of the methodology of scenarios and highlights by evaluation of the participants, that the chosen procedures result in the transformation of signification areas.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectAprendizagem por cenáriospt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectKnowledgept_BR
dc.subjectLearning by scenariospt_BR
dc.subjectStrategiept_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectAprendizagem por cenáriospt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectKnowledgeen
dc.subjectLearning by scenariosen
dc.subjectStrategiesen
dc.titleAprendizagem por cenários: uma contribuiçao para a administração da incerteza no contexto da Universidade de Caxias do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2795805202026484pt_BR
mtd2-br.author.lattesMANFREDINI, Mercedes Lusapt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação de Mestrado em Administraçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples