Criação do conhecimento e inovação como variáveis mediadoras da relação entre as condições capacitadoras e o desempenho organizacional
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Data
2017-11-24Autor
Craco, Tânia
Orientador
Camargo, Maria Emilia
Metadata
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Nesta tese procurou-se identificar, sob uma perspectiva teórica e empírica, no APLMMeA, as relações entre as condições capacitadoras, a criação do conhecimento, a inovação e o
desempenho organizacional, bem como construir e validar um modelo que demonstrasse a relação entre estas variáveis. A pesquisa pode ser classificada como quantitativa, tendo um recorte transversal, sendo viabilizado por meio de uma survey; a coleta de dados foi realizada por meio de um questionário aplicado pessoalmente aos gestores das empresas de médio e grande porte pertencentes ao APLMMeA, que é um relevante polo industrial da região. Para fins desta tese, o questionário de pesquisa foi elaborado com base em escalas já validadas em pesquisas anteriores. Os métodos estatísticos empregados foram: análise fatorial, correlação múltipla, análise de regressão e modelagem de equações estruturais. Verificou-se que as condições capacitadoras possuem efeitos indiretos significativos sobre o desempenho organizacional por meio da criação do conhecimento e da inovação e que a criação do conhecimento possui efeito indireto significativo sobre o desempenho organizacional, por meio da inovação no modelo testado. As contribuições teóricas encontradas foram: o modelo construído e testado que mostra as relações entre as condições capacitadoras, criação do
conhecimento, inovação e desempenho organizacional, as relações significativas das variáveis que compõem as condições capacitadoras e o efeito da mediação múltipla. Para a área gerencial, o referido modelo contribuiu para uma melhor compreensão das diferentes variáveis e suas respectivas relações de causa e efeito. Por conseguinte, as condições capacitadoras: : autonomia, intenção, redundância, variedade de requisitos e flutuação e caos criativo apresentaram relação entre si, o que refletiu positivamente na criação do conhecimento e na inovação, logo, essas condições devem ser estimuladas na formulação estratégica pela gestão. Para estudos futuros sugere-se realizar estudos longitudinais, incluir variáveis moderadoras no modelo proposto, criar escalas e aplicar pesquisa qualitativa como forma de aprofundamento dos dados obtido (sic).