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dc.contributor.advisorVidor, Gabriel
dc.contributor.authorRiboldi, Tiago Martini
dc.contributor.otherGalelli, Ademar
dc.contributor.otherCamargo, Maria Emilia
dc.contributor.otherKorzenowski, André Luis
dc.date.accessioned2017-12-20T11:17:47Z
dc.date.available2017-12-20T11:17:47Z
dc.date.issued2017-12-19
dc.date.submitted2017-12-26
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/3389
dc.descriptionA estratégia de customização em massa (CM) caracteriza-se por possibilitar alta variedade e volume de produção com custos relativamente baixos. Contudo, a alta variedade causa dificuldades para planejar um mix de produção que otimize os recursos disponíveis na empresa. Esta dissertação tem como objetivo desenvolver um modelo de cálculo para mensurar quais os impactos da adoção do mix ideal de produção na estratégia de CM de uma empresa moveleira. No referencial teórico, são definidos os conceitos e níveis da CM, apresentados seus habilitadores e práticas que possibilitam o sucesso dessa estratégia; também é abordada a pesquisa operacional, tratando das ferramentas para o cálculo do mix ideal de produção. O método de pesquisa possui abordagem quantitativa; através de um estudo de caso, foram propostas dez etapas, nas quais foram considerados não mais os produtos, mas seus níveis inferiores; esses foram agrupados de acordo com sua similaridade, para posterior modelagem e otimização. Os resultados da otimização foram comparados com dados obtidos da produção real da empresa. Como resultados deste estudo, obtiveram-se um método para agrupar as partes do produto por similaridade de processo, um algoritmo para otimização do mix de produção e um modelo que mensure os impactos da adoção do mix ideal de produção na estratégia de CM. O modelo criado demonstra que, no caso estudado, a adoção do mix ideal de produção permite ampliar o valor faturado em até 44,27%.pt_BR
dc.description.abstractA mass customization (MC) strategy is characterized by allowing high variety and volume of production with low costs, with a high variety of causes, difficulties in planning a production mix that optimizes the resources available in the company. This thesis aims to develop a model to measure the impacts in ideal mix of production on the MC strategy at furniture company. In the theoretical framework, the MC concepts and levels are defined, the MC enabled, the practices that enable the success of the strategy, also bring the theme of the operational research and the tools for the calculation of the ideal of production. The research method has a quantitative approach and a case study is proposed ten steps in which are taken into account not the products, but rather their lower levels, these are grouped according to their similarity to perform a modeling and optimization. Optimization results are compared with the data obtained from the actual production of the company. The main expected results are a method for analysis as parts of the product by process similarity, an algorithm for optimizing the production mix and a model that measures the impacts of adopting the ideal production mix in the MC strategy. Model created showed in the case that ideal mix production allows to increase revenue value by up to 44.27%.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAdministração da produçãopt_BR
dc.subjectPlanejamento da produçãopt_BR
dc.subjectIndústria de móveispt_BR
dc.subjectProduction managementen
dc.subjectProduction planningen
dc.subjectFurniture industry and tradeen
dc.titleModelo para determinação do mix de produção em um ambiente de customização em massapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3901972840449855pt_BR
mtd2-br.author.lattesRIBOLDI, T. M.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR


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