Desempenho a partir das capacidades especializadas de marketing e orientação empreendedora no comércio varejista de vestuário
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Data
2018-02-23Autor
Matte, Juliana
Orientador
Munhoz Olea, Pelayo
Metadata
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Devido à crescente preocupação das empresas em alcançar desempenho superior em um ambiente competitivo complexo, o papel das capacidades de marketing está se tornando um diferencial. Isso ocorre porque os varejistas com fortes capacidades de marketing tendem a oferecer produtos e serviços que atendam melhor às necessidades dos clientes em comparação com seus concorrentes. Consequentemente, os esforços em antecipar a demanda para posicionar novas ofertas de produtos/serviços geralmente resultam em um desempenho superior. Essa proatividade, assunção de risco e inovação que fazem com que a empresa se antecipe ao mercado são características da orientação empreendedora, que propicia a competitividade no mercado, alcançando um desempenho superior. Portanto, esta pesquisa teve como principal objetivo examinar a relação entre as capacidades especializadas de marketing (produto, preço, canal, comunicação), a orientação empreendedora e o desempenho das empresas do comércio varejista de vestuário de Caxias do Sul – RS, a partir de um modelo teórico que representa o impacto positivo que cada capacidade especializada de marketing e orientação empreendedora causam no desempenho da empresa. O método de pesquisa aplicado consistiu em uma abordagem quantitativa, constituída de uma survey com 200 lojas do comércio varejista de vestuário de Caxias do Sul – RS. Para análise, foi utilizada a técnica de Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados indicaram que as capacidades de produto, canal e comunicação de marketing influenciam positivamente o desempenho da empresa, assim como a orientação empreendedora, explicando 48% do desempenho da empresa. A capacidade de preço não confirmou a hipótese de que possui relação positiva com o desempenho. Quanto aos moderadores, apenas as empresas com mais de seis anos ou mais de atividade moderam a relação entre as capacidades de comunicação de marketing e o desempenho, demonstrando a preocupação e importância que essas empresas dão às ações de comunicação, diferentemente das empresas jovens. Entre as variáveis que mais representaram o modelo estão a orientação empreendedora e a capacidade de canal, indicando que empresas que buscam constantemente novidades, preocupadas em entender e atender seus clientes, criam, inventam novas formas de negócio, de relação, de produto e/ou serviços, se posicionando à frente de seus concorrentes. Com isso, propiciam a criação de barreiras à imitação (base inicial das capacidades), pois estão em constantes rearranjos (característica da inovação pertencente à orientação empreendedora). Portanto, encontrar novas formas de estreitar e aprofundar o relacionamento com seus clientes, cria um laço duradouro e possibilita que a empresa possa surpreendê-los, se sustentando no mercado.