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Influência do metal de adição no processo de soldagem dos aços inox ASTM A240 e patinável SAC 350 aplicado ao segmento ferroviário
dc.contributor.advisor | Acosta, Victor Hugo Velazquez | |
dc.contributor.author | Dal Zotto, Alessandro | |
dc.contributor.other | Bordin, Fernanda | |
dc.contributor.other | Bareta, Deives Roberto | |
dc.date.accessioned | 2018-04-05T17:53:20Z | |
dc.date.available | 2018-04-05T17:53:20Z | |
dc.date.issued | 2018-03-20 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3633 | |
dc.description | A utilização do processo de soldagem a arco com atmosfera de proteção gasosa, GMAW, é importante para a indústria metal mecânica, pois possibilita a formação de juntas similares e dissimilares. Este trabalho de conclusão de curso apresenta um breve estudo sobre a influência do metal de adição no processo de união dos aços inoxidável ASTM A240 e patinável SAC 350 aplicado a produção de vagões ferroviários. Os conceitos utilizados abordaram dois temas principais: a soldabilidade de aços inoxidáveis e patináveis, bem como o custo do processo de soldagem com ênfase nas três classes de metais de adição utilizados (ER308 LSi, ER309 LSi e ER410L). Para tal experimento, foram produzidas seis amostras semelhantes as juntas soldadas no processo atual da empresa e submetidas a ensaios radiográficos, tração, dobramento e metalografia, com intuito de qualificar um novo consumível para o processo. O ensaio radiográfico verificou a existência de porosidades e descontinuidades nas juntas soldadas com o intuito de inibir que uma junta com defeito prosseguisse nos ensaios. O ensaio destrutivo de tração proporcionou examinar e aprovar a utilização dos três arames propostos, uma vez que obtiveram valores de limite de ruptura acima do valor mínimo do metal base. Em relação ao ensaio de dobramento todos os corpos de provas foram aprovados por não apresentarem nenhum tipo de trinca durante o experimento. A análise metalográfica comprovou todas as regiões prognosticadas no diagrama teórico de Schaffler, onde tanto a zona fundida das juntas similares quanto as dissimilares, apresentaram uma região predominantemente austenítica para o ER 308LSi e ER 309LSi e martensítica para o ER 410L. Todos esses ensaios contribuíram para a validação do arame ER 309LSi utilizado atualmente na fabricação do implemento e a qualificação de um novo metal de adição ER 308LSi. Entretanto foi possível observar que a microestrutura martensítica apresentada pelo ER 410L aliado aos valores elevados para o perfil de dureza do mesmo, indicou uma região possivelmente frágil o que numa eventual aplicação restringiria sua utilização para locais com menores solicitações mecânicas. Por fim, com a substituição do metal de adição ER 309LSi pelo ER 308LSi, seria possível uma redução de até 13% no custo do arame para fabricação do implemento ferroviário (sic). | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Soldagem | pt_BR |
dc.subject | Processos de fabricação | pt_BR |
dc.title | Influência do metal de adição no processo de soldagem dos aços inox ASTM A240 e patinável SAC 350 aplicado ao segmento ferroviário | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Engenharia Mecânica | pt_BR |