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dc.contributor.advisorAltafini, Carlos Roberto
dc.contributor.authorTelli, Giovani Dambros
dc.contributor.otherMichels, Alexandre Fassini
dc.contributor.otherCosta, Carlos Alberto
dc.contributor.otherWander, Paulo Roberto
dc.date.accessioned2018-04-10T20:05:06Z
dc.date.available2018-04-10T20:05:06Z
dc.date.issued2018-04-10
dc.date.submitted2018-03-01
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/3657
dc.descriptionO objetivo do trabalho foi investigar experimentalmente os efeitos de um motor de ignição por compressão operando no modo bicombustível, diesel-etanol. Os experimentos foram conduzidos com um motor mono cilíndrico acoplado a um dinamômetro à plena carga, variando sua rotação de 1800 a 3000 rpm a cada 200 rpm. Etanol hidratado foi injetado na admissão de ar do motor, representando taxas de substituições de 11,5 a 52,3% em energia. Os experimentos resultaram em uma redução máxima de 69% no índice de fumaça, reduções nas emissões de CO, CO2, e nas temperaturas dos gases de escape. Um aumento máximo em torno de 26,2% foi observado na eficiência térmica e 22,9% na eficiência exergética. Em contrapartida, houve aumento nas emissões de HC e no consumo específico total. Nas curvas de torque e potência não foram notadas mudanças significativas quando injetado etanol. Os resultados foram satisfatórios, mostrando a viabilidade do uso do etanol, como um combustível renovável e alternativo em motores de ignição por compressãopt_BR
dc.description.abstractThe main aim of this work was to investigate experimentally the effects of a compression ignition engine operating in dual fuel mode, diesel-ethanol. The experiments were conducted in a single-cylinder engine coupled to a dynamometer at full load from 1800 to 3000 rpm. Hydrous ethanol was injected at the engine intake manifold by a port fuel injector, representing ethanol substitution rates from 11.5% to 52.3% in energy. The experiments resulted in maximum decrease in the smoke index about 69% and reductions in emissions of CO, CO2 and exhaust gas temperatures. A maximum increase of 26.2% was observed in thermal and 22.9% in exergy efficiency. Nevertheless, an increase in HC emissions and total specific fuel consumption was noted. No significant changes were observed in the torque and power curves. The results were satisfactory, showing the feasibility of using ethanol as a renewable and alternative fuel in ignition compression engines.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectMotores de combustão internapt_BR
dc.subjectMotor dieselpt_BR
dc.subjectÁlcoolpt_BR
dc.subjectInternal combustion enginesen
dc.subjectDiesel motoren
dc.subjectAlcoholen
dc.titleAnálise do desempenho de um motor a combustão de ignição por compressão monocilíndrico no funcionamento bicombustível diesel-etanolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8158864924906235pt_BR
mtd2-br.author.lattesTELLI, G. D.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR


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