Auflistung Teses e Dissertações Nach Schlagwort "Reading - Study and teaching"
Anzeige der Dokumente 1-7 von 7
-
Compreensão leitora e formação docente : princípios de transposição didática de um modelo teórico-metodológico para a descrição semântico-argumentativa do discurso
(2016-04-12)O objetivo deste estudo é o de propor princípios de transposição didática, para professores de língua materna, do Modelo teórico-metodológico para a descrição semântico-argumentativa do discurso, de Tânia Maris de Azevedo, ... -
Educação literária pela mediação: estudo aplicado no primeiro ano do ensino fundamental
(2014-06-04)No contexto escolar, a leitura literária tem recebido um tratamento geralmente voltado para a decodificação do texto verbal e para o encaminhamento didático de outros conteúdos, distanciando-se, desse modo, de práticas que ... -
Livro de poesia no Ensino Médio : possibilidade de interação
(2018-02-23)Esta investigação objetiva analisar possibilidades de interação entre a poesia e os prováveis destinatários - estudantes matriculados no Ensino Médio -, a partir do estudo da antologia Poesia faz pensar, pertencente ao ... -
Mediação de leitura literária : o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE)
(2015-10-01)A presente dissertação de mestrado está vinculada à linha de pesquisa Educação, Epistemologia e Linguagem do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O estudo discute práticas de mediação ... -
A teoria da argumentação na língua no ensino da compreensão leitora dos articuladores mas e embora
(2017-03-21)Esta dissertação teve como principal objetivo a elaboração de uma proposta de transposição didática de alguns conceitos da Teoria da Argumentação na Língua, de Oswald Ducrot, Jean-Claude Anscombre e Marion Carel, com vistas ... -
A teoria da polifonia de Oswald Ducrot e a qualificação do desenvolvimento da compreensão leitora de alunos do 5º ano do ensino fundamental
(2023-11-14)O objetivo deste estudo é o de demonstrar de que maneira a Teoria da Polifonia, de Ducrot, pode qualificar o desenvolvimento da compreensão leitora de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, por meio da elaboração de ... -
A terceira margem do rio: reflexões sobre a formação leitora em língua estrangeira a partir de Saussure e Benveniste, na perspectiva da complexidade
(2021-07-31)O escopo desta pesquisa é (re)pensar o processo de aprendizagem e de ensino de Línguas Estrangeiras (LE) por um viés enunciativo ao dar sustentação à tese de que os postulados saussurianos (noção de valor e de sistema) e ...