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Desenvolvimento de um Serious Game para a aprendizagem do pensamento computacional

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TCC Henrique Pagno de Lima.pdf (1.763Mb)
Data
2018-05-07
Autor
Lima, Henrique Pagno de
Orientador
Boff, Elisa
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O objetivo principal deste trabalho foi a modelagem, desenvolvimento e avaliação de um protótipo de serious game que auxilie crianças a desenvolverem lógica computacional. Os serious games tem se tornado cada vez mais populares nos dias de hoje. Isso ocorre principalmente porque os mesmos proporcionam uma forma divertida e engajante de aprendizagem, trabalhando como um auxílio de ensino para aqueles que o usufruem. A partir disso, foi selecionado o tema do pensamento computacional para agir como objetivo de aprendizagem do serious game, dada a sua importância como objeto de estudo nos dias de hoje, já que o conhecimento do mesmo é benéfico de várias formas. O serious game proposto limita-se a um público-alvo específico de seis a oito anos de idade, visando ensinar aos mesmos os conceitos básicos desta forma de pensamento. A seleção desta faixa etária baseou-se na Teoria Cognitiva de Piaget, que estuda a evolução cognitiva do ser humano ao longo do seu desenvolvimento. Através do estudo do framework DPE (Design, Play, Experience), pudemos identificar uma base eficiente para estruturar a análise do protótipo de serious game proposto, dividindo-o nas camadas apresentadas pelo framework. O framework é organizado de forma que o objetivo de ensino do serious game seja o foco na criação do mesmo, não permitindo que este seja tomado como segundo plano no projeto. Concluindo, o protótipo de serious game proposto neste trabalho é direcionado a plataformas mobile e objetiva-se em ensinar a crianças os conceitos básicos de lógica para computação de uma forma divertida e interessante (sic).
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3723
Collections
  • Ciência da Computação - Bacharelado [183]

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