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dc.contributor.advisorFachinelli, Ana Cristina
dc.contributor.authorNesello, Priscila
dc.contributor.otherDorion, Eric Charles Henri
dc.contributor.otherGamboa, Francisco Javier Carrilo
dc.contributor.otherMarques, Jamile Sebatini
dc.contributor.otherCamargo, Maria Emilia
dc.date.accessioned2018-05-10T11:04:41Z
dc.date.available2018-05-10T11:04:41Z
dc.date.issued2018-05-10
dc.date.submitted2018-03-19
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/3730
dc.descriptionO conceito fundamental da economia do conhecimento diz respeito à troca de produtos e serviços baseados no conhecimento. Nesse contexto e numa perspectiva de mercado, o conhecimento pode ser considerado um recurso cujo valor advém de mecanismos tradicionais de mercado, como é o caso da propriedade intelectual, ou na perspectiva do conhecimento como um bem público, aberto e circulante e que pode, portanto, ser livremente compartilhado em mercados de conhecimento. Essa abordagem assume que produtos ou serviços baseados no conhecimento estão disponíveis para distribuição, que alguém quer usá-los, e que o foco do mercado é conectar os dois. O objetivo dessa tese é propor um modelo de desenvolvimento baseado em conhecimento, a partir de mercados de conhecimento, para a geração de inovação aberta nas organizações tradicionais de manufatura. Nesse sentido, essa tese se desenvolve no contexto de mercados de conhecimento, e se apoia na teoria do Desenvolvimento Baseado em Conhecimento. O método utilizado foi composto de duas etapas: (1) Estudo exploratório qualitativo com organizações tradicionais de manufatura; (2) Método Delphi, com participação de especialistas em Desenvolvimento Baseado em Conhecimento de diferentes países. Os resultados obtidos fundamentaram a proposição de um modelo construído em uma perspectiva de processo de produção de conhecimento e fluxo de valor, no qual foram articulados os elementos habilitadores, entradas, direcionadores, catalisadores e saídas. A geração de novos conhecimentos torna o modelo cíclico e incremental. A inovação aberta apresenta-se como um catalisador, que ao formalizar a colaboração, potencializa as transferências de conhecimento, proporcionando a geração de novos conhecimentos. O estudo contribuiu para a teoria ao aproximar a visão de negócios tradicionais e baseados em conhecimento e a orientação para a informação; esclarecer a relação entre grau de abertura da inovação, complexidade do projeto e competências internas; reconhecer a importância das plataformas no contexto de mercados de conhecimento; entender o processo de produção de conhecimento como sendo cíclico e incremental, por meio da aprendizagem e da reputação; e, promover o avanço da pesquisa em DBC no contexto organizacional. O estudo evidenciou também o desequilíbrio existente entre as práticas de TI, gestão da informação e comportamento e valores das pessoas para o uso da informação; clarificou a importância dos capitais de conhecimento para as organizações tradicionais, no sentido de proporcionar diferenciação de mercado; posicionou a inovação aberta como um catalisador, no contexto da criação de novos produtos/serviços baseados em conhecimento; ressaltou a importância do desenvolvimento e adesão das organizações tradicionais a plataformas colaborativas que possam aproximar os atores em mercados de conhecimento; e, endereçou formas de reposicionar o capital financeiro como um meio, não como um fim, por meio do modelo de DBC desenvolvido.pt_BR
dc.description.abstractThe fundamental concept of the knowledge economy relates to the exchange of knowledgebased products and services. In this context and in a market perspective, knowledge can be considered as a resource whose value comes from traditional market mechanisms, such as intellectual property, or from the perspective of knowledge as a public, open and circulating good and that can be freely shared in knowledge markets. This approach assumes that knowledge-based products or services are available for distribution, that someone wants to use them, and that the focus of the market is connecting the two. The aim of this thesis is to propose a model of knowledge-based development, from knowledge markets, to the generation of open innovation in traditional manufacturing organizations. In this sense, this thesis develops in the context of knowledge markets, and it is based on the Knowledge Based Development theory. The method used was composed of two steps: (1) qualitative exploratory study with traditional manufacturing organizations; (2) Delphi Method, with the participation of knowledge-based development specialists from different countries. The results obtained were based on the proposition of a model built on a process of knowledge production and value flow perspectives, in which the enablers, inputs, drivers, catalysts and outputs elements were articulated. The generation of new knowledge makes the model cyclical and incremental. Open innovation is presented as a catalyst, which, by formalizing collaboration, enhances the transfer of knowledge, providing the generation of new knowledge. The study contributed to the theory by approaching traditional and knowledgebased business vision and information orientation; clarify the relationship between degree of innovation openness, project complexity and internal competencies; recognize the importance of platforms in the context of knowledge markets; understanding the process of knowledge production as being cyclical and incremental, through learning and reputation; and, promote the advancement of DBC research in the organizational context. The study also revealed theimbalance between IT practices, information management and behavior and people's values for the use of information; clarified the importance of knowledge capitals for traditional organizations in order to provide market differentiation; has positioned open innovation as a catalyst in the context of creating new knowledge-based products / services; emphasized the importance of the development and adhesion of the traditional organizations to collaborative platforms that can approach the actors in knowledge markets; and addressed ways of repositioning financial capital as a means, not as an end, through the developed DBC model.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectAdministração da produçãopt_BR
dc.subjectKnowledge managementen
dc.subjectProduction managementen
dc.titleMercados de conhecimento e negócios tradicionais: um modelo de desenvolvimento baseado em conhecimento para a indústria de manufaturapt_BR
dc.typeTesept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.instituationPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3471488230982825pt_BR
mtd2-br.author.lattesNESELLO, P.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR


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