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dc.contributor.advisorDorion, Eric Charles Henri
dc.contributor.authorCosta, Luana Folchini da
dc.contributor.otherFachinelli, Ana Cristina
dc.contributor.otherMunhoz Olea, Pelayo
dc.contributor.otherProdanov, Cleber Cristiano
dc.date.accessioned2018-05-15T15:27:15Z
dc.date.available2018-05-15T15:27:15Z
dc.date.issued2018-05-15
dc.date.submitted2018-03-28
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/3750
dc.descriptionO presente estudo teve como objetivo analisar as práticas sociais em organizações do setor privado e sua aproximação com as expectativas e resultados da sustentabilidade social, a partir das dimensões da inovação social. Para tal, realizou-se um estudo de casos múltiplos, com objetivo exploratório e descritivo, de natureza qualitativa, sobre práticas sociais implementadas em três empresas brasileiras localizadas no Rio Grande do Sul. As empresas selecionadas desenvolvem ações voltadas à melhoria da qualidade de vida e à mudança social nas comunidades em que atuam, tendo em vista alguns desafios sociais. O processo de coleta de dados pautou-se tanto na pesquisa documental de fontes secundárias disponibilizadas pelas organizações estudadas, como na coleta de dados primários, através de observação direta e entrevistas semiestruturadas junto aos atores sociais identificados, em cada organização, como os responsáveis pela implementação e continuidade das práticas selecionadas. Todos os dados foram submetidos à triangulação, tendo em vista a qualidade do estudo. Após revisar a literatura, tendo por base as temáticas da inovação e da sustentabilidade em suas dimensões sociais aplicadas a organizações, foram destacados os objetivos e as expectativas que permitem analisar a presença de sustentabilidade social e os fatores indicativos de inovação social, com base nas suas dimensões. Os casos foram avaliados isoladamente e, posteriormente, foi feita a análise intercaso, a qual permitiu ponderar as semelhanças e divergências de cada organização, com base nas categorias de análise elencadas. Assim, foi possível inferir sobre a ocorrência da inovação social no contexto corporativo. A partir dos resultados do estudo foram elencados os fatores que caracterizam inovações sociais com base nas suas dimensões: objetivos e motivações, atores, processo de implementação e resultados obtidos. Os dados apontaram para a necessidade primordial de relacionar a inovação social aos objetivos e estratégias da organização, considerando que, a partir disto, sua prática social poderá ser legitimada. Também se verificou que, para serem consideradas como tal, as mudanças sociais resultantes da prática organizacional deverão conduzir a comunidade à autonomia e ao empoderamento, a fim de que sigam operando de forma sustentável sem a tutela da organização. A prática da inovação social corporativa é parte de um processo de mudança cultural e é frequentemente legitimada em modelos de negócios sociais, ainda que praticados por organizações com fins lucrativos. Ainda, considerando as dimensões e princípios da sustentabilidade social, confirma-se que a existência da inovação social corporativa é requisito para que se possa atuar em prol da sustentabilidade social, com base no que, de fato, pressupõe ser sustentável.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the social practices carried out by private sector organizations and their approximation with the expectations and results of social sustainability, from the dimensions of social innovation. In this sense, a multi-case study was carried out, with an exploratory and descriptive objective and qualitative nature about social practices implemented in three Brazilian companies located in Rio Grande do Sul. The selected companies develop actions that aim to improve the quality of life and social change in the communities in which they operate, considering some social challenges. Considering the proposed objective, the data collection process was based on documental research in secondary sources provided by the studied organizations and the collection of primary data, through direct observation and semi-structured interviews with the social actors identified as responsible of each organization for the implementation and continuity of selected practices. All data were submitted to triangulation, considering the quality of the study. After reviewing the literature, based on the general themes of innovation and sustainability in its social dimensions applied to organizations, the objectives and expectations that allow the analysis of the presence of social sustainability, as well as the factors indicative of social innovation based on its dimensions were highlighted. The cases were evaluated separately and later was made the analysis inter-case which led to consider the similarities and differences of each organization based on categories of analysis listed. Thus, it was possible to infer about the occurrence of social innovation in the corporate context. Based on the results of the study, the factors characterizing social innovations based on their dimensions: objectives and motivations, actors, implementation process and results obtained from the practices were listed. The results pointed to the need to relate social innovation, first, to the objectives and strategies of the organization and, from this, their social practice can be justified. It is also verified that to be considered as such, the social changes resulting from their practice should lead the community to autonomy and empowerment, so that they continue to operate in a sustainable way without the organization being ahead. The practice of corporate social innovation is part of a process of cultural change and is more easily legitimized in social business models, although practiced by for-profit organizations. Finally, considering the dimensions and principles of social sustainability, it is confirmed that the existence of corporate social innovation is a prerequisite for social sustainability, based on what, in fact, assumes to be sustainable.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subjectSustainabilityen
dc.subjectOrganizational changeen
dc.titleSustentabilidade social como resultado da inovação social corporativa: análise a partir de práticas sociais realizadas por organizações do setor privadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8852040716716100pt_BR
mtd2-br.author.lattesCOSTA, L. F.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR


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