Navegação Teses e Dissertações defendidas na UCS por autor "Panozzo, Neiva Senaide Petry"
Itens para a visualização no momento 1-13 of 13
-
Ensino de literatura : da Paideia ao paradigma sistêmico
Gabrielli, Mariele (2016-11-22)Esta dissertação investiga a evolução do pensamento educacional, buscando aproximações com as rupturas paradigmáticas da ciência, para verificar como esses processos se intercruzam no ensino de Literatura. A pesquisa ... -
Entre escolas : a trajetória escolar de estudantes com deficiência intelectual a partir da percepção das mães
Oliveira, Claudia Medeiros de (2016-12-07)A trajetória escolar do estudante com deficiência intelectual é tema recorrente no contexto educacional e tem gerado inúmeras inquietações e ponderações a seu respeito. Os estudos realizados na área comumente abordam o ... -
Formação continuada para professores de matemática: o erro como recurso pedagógico e seu papel no processo de avaliação
Rizzon, Bruna Moresco (2018-11-05)Inserida na linha de pesquisa “Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática”, esta dissertação apresenta o relato de um estudo realizado com professores de Matemática que atuam no Ensino ... -
A inclusão do estudante com deficiência intelectual na educação superior do IFRS Bento Gonçalves : um olhar sobre a mediação docente
Accorsi, Maria Isabel (2016-09-21)Esta dissertação tem como principal objetivo analisar o processo de inclusão de um estudante com deficiência intelectual (DI) na Educação Superior Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio ... -
Interações da criança surda em escola comum
Franzoi, Elenara Borges Silveira (2017-03-15)Esta dissertação objetiva analisar as interações da criança surda em escola comum, a fim de entender o papel das interações no contexto escolar, bem como sua importância para a constituição da linguagem e da aprendizagem. ... -
Interfaces da docência a partir do articulador pedagógico na educação de jovens e adultos - EJA (Caxias do Sul - 1998/2012)
Quadros, Simone Cardoso de (2015-08-26)Inserido na linha de pesquisa História e Filosofia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (PPGEDU/UCS), a presente dissertação tem como objeto de estudo “Interfaces da docência ... -
Leitura de narrativas visuais e verbo-visuais no PNBE-2010
Oliveira, Lucila Guedes de (2014-05-29)Como os estudantes de 5° ano significam narrativas visuais e verbo-visuais do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE/2010), frente às potencialidades das linguagens presentes nas obras literárias selecionadas? Essa ... -
Leitura literária da narrativa visual na educação infantil
Lorenzet, Fabiana Lazzari (2016-11-21)Com a meta de contribuir para os processos de letramento de crianças de 4 anos, esta dissertação investiga peculiaridades acerca do modo como crianças dessa idade leem narrativas visuais presentes em acervos destinados à ... -
Letramento no compasso da poesia : experiência pedagógica em uma turma de 1º ano do ensino fundamental
Negri, Andreia Silva de (2015-02-05)Esta dissertação analisa, a partir de pesquisa experimental, como é possível promover o letramento a partir leitura mediada de poesia, em uma classe de primeiro ano do Ensino Fundamental. O problema posto justifica-se pela ... -
Letramentos em diálogo com o acervo do pacto nacional pela alfabetização na idade certa : uma ampliação da experiência com linguagem
Cella, Sirley Morello (2016-11-22)O desafio da prática alfabetizadora na perspectiva dos letramentos visual e literário originou este trabalho. A discussão tem por objetivo central identificar os princípios subjacentes às sequências didáticas, propostas ... -
Literatura e estratégias de leitura no Ensino Médio : análise de proposta para a formação de leitores autônomos
Alves, Karina Feltes (2016-11-22)O objetivo desta pesquisa é investigar a aplicação de sequência de leitura, de maneira a identificar possíveis avanços no processo de formação leitora do aluno de Ensino Médio, considerando o uso autônomo e eficaz de ... -
Observando práticas, tecendo conceitos : um estudo sobre as culturas de EJA em Caxias do Sul (1998-2012)
Conrado, Bruna (2017-03-20)A presente dissertação “Observando práticas, tecendo conceitos: um estudo sobre as Culturas de EJA em Caxias do Sul (1998 – 2012)” é fruto de uma investigação que se delineou a partir do seguinte problema de pesquisa: Que ... -
Teoria e percepção musical : práticas pedagógicas mediadas pelo EarMaster
Salvadori, Paulo Roberto (2017-02-23)A pesquisa que deu origem a esta dissertação tem como objetivo central investigar estratégias para a aprendizagem de percepção musical na disciplina de Teoria e Percepção Musical, tendo como recurso o programa EarMaster. ...