dc.contributor.advisor | Chiwiacowsky, Leonardo Dagnino | |
dc.contributor.author | Pessuto, Cleber Edgar | |
dc.contributor.other | Mesquita, Alexandre | |
dc.contributor.other | Vaccaro, Guilherme Luís Roeche | |
dc.contributor.other | Graciolli, Odacir Deonísio | |
dc.date.accessioned | 2018-07-18T12:39:11Z | |
dc.date.available | 2018-07-18T12:39:11Z | |
dc.date.issued | 2018-07-18 | |
dc.date.submitted | 2018-05-23 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/3838 | |
dc.description | De acordo com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), o modal rodoviário representa o meio pelo qual aproximadamente 60% das cargas são transportadas no Brasil, configurando desta forma a maior representatividade entre os modais existentes. No ramo de transporte rodoviário, empresas transportadoras de carga exercem papel decisivo na movimentação de mercadorias em cadeias produtivas de diferentes segmentos da economia. Para atender às exigências de qualidade e excelência operacional, as transportadoras devem planejar suas rotas interligando seus depósitos aos clientes de maneira eficiente e econômica, atendendo à demanda, respeitando a capacidade dos veículos, a sequência de coleta e entrega e as janelas de visitas. O planejamento de rotas é conhecido na literatura como o problema de roteamento de veículos (PRV). Considerado um problema da classe NPDifícil, não se conhece algoritmo computacionalmente eficiente para sua resolução, especialmente quando avaliadas situações práticas reais. Neste sentido, este trabalho propõe a construção de uma ferramenta (software), denominada de Roteirizador, baseado em um algoritmo metaheurístico híbrido (AH). Formado pela combinação das metaheurísticas Busca Tabu (BT) e Algoritmo Genético (AG), o AH permite combinar as melhores características de ambas as técnicas, fornecendo resultados superiores quando comparados à aplicação de cada técnica individualmente. Deste modo, o Roteirizador, inserido no ambiente computacional de uma transportadora rodoviária de cargas, busca melhorar a eficiência do planejamento de rotas. O AH apresentou em 50% dos experimentos, resultados superiores ou muito próximos dos valores ótimos apresentados pela literatura, e nos experimentos executados em uma unidade da Transportadora, todos os cenários apresentaram ganho em relação ao processo atualmente executado. O Roteirizador, baseado no AH, apresentou a possibilidade de economizar um montante superior a R$ 500 mil ao ano, unicamente com a redução da distância percorrida pelos veículos. Além do ganho em distância, o correto dimensionamento da jornada de trabalho das tripulações eliminou a necessidade de gastos relacionados ao pagamento de horas extras. Por fim, cabe ainda a possibilidade de um ganho superior tanto em distância quanto no número de veículos empregados caso a Transportadora revise a sua política de agrupamento de clientes por regiões | pt_BR |
dc.description.abstract | According to the National Transport Confederation (CNT), the road transport system represents the means by which approximately 60% of the cargo is transported in Brazil, thus making it more representative of existing modes. In the field of road transport, freight carriers play a decisive role in the movement of goods in productive chains of different segments of the economy. To meet the requirements of quality and operational excellence, such as carriers to plan their routes interconnecting their warehouses to customers of efficient and economical efficiency, meeting the demand, respecting a transport capacity, collection and delivery sequence and windows of visits. Scale planning is called in the literature as the vehicle routing problem (PRV). Considered an NP-Hard class problem, it is not known computationally efficient algorithm for its resolution, especially when evaluating real practical situations. In this sense, this work proposes the construction of a tool (software), called Roteirizador, based on a hybrid metaheuristic algorithm (AH). Formed by the combination of Tabu Search (TB) and Genetic Algorithm metaheuristics (AG), AH allows to combine the best characteristics of both techniques, providing superior results when compared to the application of each technique individually. In this way, the Roteirizador, inserted in the computational environment of a road transport operator of loads, looks for to improve the efficiency of the planning of routes. The AH presented in 50% of the experiments, results superior or very close to the optimal values presented in the literature, and in the experiments performed in an unit of the Carrier, all the scenarios presented a gain in relation to the currently executed process. The Roteirizador, based on the AH, presented the possibility of saving an amount of more than R$ 500,000 per year, solely by reducing the distance traveled by vehicles. In addition to the distance gain, the correct sizing of crew work hours eliminated the need for expenses related to the payment of overtime. Finally, there is also the possibility of a higher gain both in distance and in the number of vehicles used if Carrier reviews its policy of grouping customers by regions. | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Transporte rodoviário de cargas | pt_BR |
dc.subject | Software - Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Trucking | en |
dc.subject | Computer software - Development | en |
dc.title | Uma solução computacional para otimização do problema de roteamento de veículos com coletas e entregas simultâneas e janelas de tempo em uma transportadora rodoviária de cargas | pt_BR |
dc.type | Disserta????o | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/2370987702450282 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | PESSUTO, C. E. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção | pt_BR |