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dc.contributor.advisorLarentis, Fabiano
dc.contributor.authorBeims, Fabian Udo
dc.contributor.otherMunhoz Olea, Pelayo
dc.date.accessioned2018-07-31T13:20:30Z
dc.date.available2018-07-31T13:20:30Z
dc.date.issued2018-07-19
dc.date.submitted2018-05-10
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/3843
dc.descriptionEste trabalho investigou as práticas de tomada de decisão estratégica da alta direção (TMT) em uma empresa metalúrgica de Caxias do Sul utilizando a abordagem sociológica da Estratégia como Prática na perspectiva de Pierre Bourdieu. A estratégia como prática sugere uma análise da estratégia numa abordagem sociológica, de ontologia intersubjetiva que permeia os significados compartilhados pelos atores sociais nos diversos níveis da organização e entre as organizações, nos níveis da práxis (os recursos dos practitioners), dos practitioners (os praticantes da estratégia, ou os estrategistas) e das práticas. Para isto, a estratégia como prática recorreu a teorias sociológicas de epistemologia e ontologia próximas ao estudo da estratégia sendo que neste trabalho usou-se a Teoria da Prática de Pierre Bourdieu que cita o habitus, o campo e o capital como uma trilogia inseparável. Este trabalho investigou como a alta direção da empresa MCZ desenvolve o processo de tomada de decisão para a formação de estratégias, sendo que para isto analisou-se como estes atores sociais adquiriram e adquirem capital, como o seu habitus influenciou e influencia neste acúmulo de capital e como o capital é usado no campo para definir seu posicionamento e consequentemente influenciar na tomada de decisão. Uma etnografia focada foi conduzida para avaliar o processo de tomada de decisão estratégica dos atores sociais por cinco meses, no segundo semestre do ano de 2017, sendo que o habitus foi identificado através de entrevistas em profundidade com roteiro semiestruturado obtido através de um estudo prévio de Schreiber (2015) e com o suporte do software Nvivo. Os dados da fonte primária vieram de entrevistas com diretores e influenciadores que estão diretamente envolvidos na prática de tomada de decisão e/ou influenciam no processo diretamente. Observou-se que a empresa MCZ tem regras no qual os practitioners tem dificuldade de se aderir em virtude de práticas de alguns dos practitioners como tomada de decisão unilateral, baixa interação com os outros membros do TMT, falta de competências de gestão e decisão baseada na emoção e experiências passadas que vão em desencontro a sua ilusio (práticas desejadas, mas não necessariamente introduzidas). As práticas dos agentes geram doxas (tudo aquilo que é assim mesmo) que nem sempre estão em sincronismo com as regras da empresa e a ilusio dos agentes da empresa, gerando impactos negativos entre os agentes como conflitos e perda de capital. As dificuldades financeiras da empresa MCZ nos últimos anos influencia no habitus dos agentes de forma a concentrar a tomada de decisão nesta área, com viés financeiro, fazendo com que um dos practitioners tenha que usar de outros meios para tomar a decisão tendo em vista a falta de competências nesta área. A necessidade de manter a fábrica com um certo nível de pedidos para sanar os problemas financeiros leva os practitioners a priorizar o cliente que detém oitenta por cento da demanda, inviabilizando a estratégia de reduzir o impacto deste na organização, tendo em vista a dificuldade de negociação de prazo de pagamento e preços com este cliente. Além disto, há a necessidade de atender este cliente de modo flexível o que cria conflitos internos de obediência as regras, assim como práticas que vão em desencontro da ilusio dos practitioners. Por fim, este estudo contribuiu para o entendimento da tomada de decisão estratégica em nível micro, do ponto de vista do practitioner, no que tange ao trabalho do estrategista, e mostrou que a etnografia focada assim como a SasP foi bastante adequada para estudar o fenômeno no contexto interno da organização, além do que, a teoria da prática de Pierre Bourdieu tem aderência ao estudo da prática estratégica.pt_BR
dc.description.abstractThis essay investigated the practices of strategic decision-making of top management (TMT) in a metallurgical company in Caxias do Sul using the sociological approach of Strategy as Practice from Pierre Bourdieu's perspective. Strategy as practice suggests an analysis of strategy in a sociological approach, intersubjective ontology that permeates meanings shared by social actors at various levels of the organization and between organizations, at the levels of praxis (practitioners' resources), practitioners (strategists) and practices. For this, the strategy as a practice used the sociological theories of epistemology and ontology close to the study of strategy, and in this work Pierre Bourdieu's Theory of Practice was used which cites the habitus, the field and capital as an inseparable trilogy. This essay investigated how MCZ's senior management develops the decision-making process for the formation of strategies, and for this purpose it was analyzed how these social actors acquired and acquire capital, as their habitus influenced and influences this accumulation of capital and how capital is used in the field to define its positioning and consequently influence decision making. A focused ethnography was conducted to evaluate the strategic decision-making process of social actors for five months in the second half of 2017, and the habitus was identified through in-depth interviews with a semi-structured script obtained through a previous study of Schreiber (2015) and supported by Nvivo software. The primary source data came from interviews with principals and influencers who are directly involved in decision-making practice and / or influence the process directly. It was noted that MCZ has rules in which practitioners find it difficult to adhere because of practices of some practitioners such as unilateral decision-making, low interaction with other TMT members, lack of management skills and decision based on emotion and past experiences that go in disregard of their illusion (desired practices, but not necessarily introduced). The agents' practices generate doxas (everything that is the same) that are not always in sync with the rules of the company and the illusion of the agents of the company, generating negative impacts among the agents like conflicts and loss of capital. The financial difficulties of the MCZ company in recent years influence the agents' habitus in order to concentrate the decision making in this area, with a financial bias, causing one of the practitioners to use other means to make the decision in view of the lack skills in this area. The need to maintain the factory with a certain level of requests to remedy the financial problems leads practitioners to prioritize the customer who holds eighty percent of the demand, rendering the strategy of reducing its impact on the organization in view of the difficulty of negotiation payment terms and prices with this customer. In addition, there is a need to serve this client in a flexible way which creates internal conflicts of obedience to the rules, as well as practices that go in disregard of the illusion of practitioners. Finally, this study contributed to the understanding of strategic decision making at the micro level, from the practitioner's point of view, regarding the work of the strategist, and showed that the focused ethnography as well as the SasP was quite adequate to study the phenomena in the internal context of the organization, beyond which, the theory of practice of Pierre Bourdieu has adherence to the study of strategic practice.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectStrategic planningen
dc.subjectDecision makingen
dc.subjectManagementen
dc.titleA tomada de decisão estratégica pela alta direção em uma perspectiva bourdiesiana na ótica da estratégia com práticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3885758008434382pt_BR
mtd2-br.author.lattesBEIMS, F. U.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR


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