Listar Programa de Pós-Graduação em Administração por título
Mostrando ítems 57-76 de 365
-
Capacidade absortiva mediando a relação entre processos de gestão do conhecimento, inovação e desempenho
(2018-05-24)As constantes mudanças que vem configurando o ambiente das empresas têm mobilizado pesquisadores a investigar os fatores que as levam a inovar e alcançar níveis superiores de desempenho. Nesse contexto, a gestão do ... -
Capacidade de conversão do conhecimento, inovação tecnológica e o desempenho das IES no sul do Brasil
(2014-04-17)A inovação tornou-se uma das principais fontes de vantagem competitiva diante da concorrência, identificada como a transformação do conhecimento da empresa em novos produtos e processos. Ressalva-se que as organizações, ... -
Capacidade de desenvolvimento de novos produtos e impacto no desempenho organizacional : desenvolvimento e aplicação de um artefato
(2024-02-19)Um novo produto lançado é o resultado tangível da inovação, originado de um conjunto de recursos, capacidades e estratégia de uma empresa. Em um ambiente de mercado competitivo e turbulento, a orientação à uma estratégia ... -
A capacidade de gestão ambidestra: integrando as competências organizacionais com as capacidades dinâmicas para inovação
(2024-03-29)Com crescente avanço das necessidades de mercados e consumidores por inovações, as organizações deparam-se com conflitos de agenda, ao necessitarem lidar com as decisões de alocar recursos para sua agenda operacional, ... -
Capacidades dinâmicas e ambidestria organizacional como variáveis mediadoras da relação entre orientação empreendedora e performance organizacional
(2017-08-03)A literatura acadêmica é omissa quanto a mensuração simultânea da relação indireta dos construtos Capacidades Dinâmicas (CDs) e Ambidestria Organizacional (AMB) sobre a ligação entre Orientação Empreendedora (OE) e Performance ... -
O capital humano e a execução da estratégia sob a perspectiva de gestores : um estudo multicasos no segmento da alimentação coletiva
(2014-11-12)Diante da passagem da era industrial e com a chegada da era da informação, as organizações começaram a perceber que apenas possuir melhores equipamentos, tecnologia e mais recursos financeiros para tornarem-se competitivas, ... -
Capital social e competitividade em redes colaborativas vitivinícolas : um estudo de casos das redes APROVALE e APROBELO
(2014-04-30)Os ganhos competitivos adquiridos pela ação coletiva, através do fenômeno de formação de redes colaborativas, podem ser considerados respostas a uma série de pressões do ambiente econômico que limitam ou restringem a ... -
Capital social e intenção empreendedora dos estudantes de administração de uma instituição de ensino superior da serra gaúcha
(2014-11-12)O empreendedorismo está vinculado ao despertar nas pessoas o desejo de criação de novos negócios. Estes negócios são fundamentais para a geração de riquezas, criação de empregos e são responsáveis por inovações tecnológicas. ... -
Capital social e o desenvolvimento das competências coletivas : um estudo de caso em duas empresas metalúrgicas
(2014-04-29)Partindo de uma lacuna existente nas abordagens relacionadas ao tema competências, as quais são tratadas sob o enfoque da organização e do indivíduo, esta pesquisa busca compreender e analisar a relação existente entre ... -
Capital social em redes de cooperção: um estudo de caso da AutoRede
(2014-05-22)Este estudo descreve como se estruturam as redes sociais dos empresários participantes da Rede de Cooperação AutoRede, do município de Novo Hamburgo. Mais especificamente, como se estruturam as redes de relações surgidas ... -
Caracterização da cadeia produtiva de pequenas frutas nos Campos de Cima da Serra sob a ótica da produção e comercialização
(2014-05-13)Para conhecer e entender uma cadeia produtiva é preciso que haja uma compreensão dos elos e relacionamentos que ocorrem entre os agentes envolvidos, para identificar os pontos fortes e fracos que compõem essa cadeia. A ... -
Caracterização e análise das inovações nos cursos de mestrado em Administração em universidades da região sul do Brasil
(2015-08-06)Esta dissertação se insere na linha de Pesquisa de Gestão da Inovação e Competitividade, vinculada ao curso de Mestrado em Administração da Universidade de Caxias do Sul (UCS), que tem por objetivo estudar a relação entre ... -
Cenários prospectivos : o caso da fruticultura dos Campos de Cima da Serra
(2014-05-29)O mundo está passando atualmente pela fase mais competitiva da história. Essa nova fase está trazendo constante instabilidade aos ambientes organizacionais. As novas oportunidades e desafios ocasionados pela concorrência ... -
Cenários prospectivos em redes de cooperação : o caso da Associação dos Produtores Rurais dos Campos de Cima da Serra - APROCCIMA
(2014-04-30)As mudanças no cenário competitivo mundial têm dificultado a sobrevivência das empresas, onde a previsão do futuro se torna inevitável na atividade de planejamento. Desta forma, o estudo do futuro e a construção de cenários ... -
Cenários prospectivos para o transporte rodoviário de cargas no Corede Serra
(2014-04-28)Esta dissertação aborda a estruturação de cenários prospectivos para a indústria do transporte rodoviário de cargas, abrangida pelo Corede Serra no Rio Grande do Sul. O objetivo foi elaborar previsões consistentes sobre ... -
Ciclo ERSSA e os antecedentes da aprendizagem organizacional : o empreendedorismo por meio do storytelling
(2022-02-09)As constantes mudanças no mundo simultaneamente resetam e configuram novas perspectivas da sociedade e do mercado, mobilizando os empreendedores por uma busca de maior desenvolvimento e competitividade de suas organizações. ... -
Cidadania organizacional e outras variáveis comportamentais atuantes em um ambiente de fusão
(2014-06-05)As organizações mudam suas práticas de gestão, muitas vezes realizando fusão, em razão de fatores externos como mudanças ou problemas sociais, políticos, ambientais e econômicos. Também variáveis internas como saúde ... -
Cocriação de valor e desempenho de mercado: um estudo em lojas exclusivas do segmento de móveis planejados
(2020-07-07)A literatura sobre o tema da cocriação de valor indica que produtos ou serviços cocriados apresentam maior potencial de precificação e influenciam positivamente o desenvolvimento de novas estratégias de inovação para ... -
Cocriação, valor de uso, satisfação e custos de troca como antecedentes da retenção de cliente no ensino superior
(2018-07-30)A retenção de clientes é considerada uma possível fonte de vantagem competitiva e um fatorchave de sucesso para organizações que buscam melhorar sua participação de mercado, lucratividade e rentabilidade. Entretanto, ainda ...