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Formação do caráter na ética utilitarista de Mill
dc.contributor.advisor | Nodari, Paulo César | |
dc.contributor.author | Soares, Ramon Felipe | |
dc.contributor.other | Torres, João Carlos Brum | |
dc.contributor.other | Conte, Jaimir | |
dc.date.accessioned | 2018-10-22T14:19:46Z | |
dc.date.available | 2018-10-22T14:19:46Z | |
dc.date.issued | 2018-10-22 | |
dc.date.submitted | 2018-09-26 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/4118 | |
dc.description | Segundo John Stuart Mill, a maximização da felicidade está intimamente relacionada ao desenvolvimento do caráter das pessoas. O filósofo defende que a educação e a opinião têm uma influência tão grande sobre o caráter humano que se este for desenvolvido a partir da filosofia utilitarista seria possível estabelecer na mente das pessoas uma associação indissolúvel entre a felicidade individual e a felicidade de todos. Com a finalidade de aprofundar o entendimento dessa relação o tema desse trabalho é o utilitarismo de Mill e a formação do caráter moral. Para alcançar esse objetivo foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica, analisando a literatura já publicada sobre os conceitos que norteiam o tema proposto, observando e utilizando a abordagem metodológica analítico-interpretativa. A dissertação apresenta as principais ideias dos filósofos clássicos do utilitarismo, investiga a concepção de utilitarismo de Mill analisando a relação do princípio de utilidade e o princípio de liberdade e observa as noções de Mill acerca da constituição do caráter do moral. Os resultados da pesquisa permitem ponderar que Mill considera as noções de virtude, justiça, diversidade, tolerância e empatia valores inseparáveis da concepção de felicidade. Concluiu-se que hedonismo qualitativo de Mill configura-se em um utilitarismo indireto, oferecendo mais espaço para aceitação de máximas não utilitárias, sem abandonar o princípio da utilidade | pt_BR |
dc.description.abstract | According to John Stuart Mill, maximizing happiness is closely related to the development of people's character. The philosopher argues that education and opinion have such a great influence on human character that if it were developed from utilitarian philosophy it would be possible to establish in the minds of people an indissoluble association between individual happiness and the happiness of all. In order to deepen the understanding of this relation the theme of this work is the utilitarianism of Mill and the formation of the moral character. In order to reach this goal, a bibliographical research methodology was used, analyzing the already published literature on the concepts that guide the proposed theme, observing and using the analytical-interpretative methodological approach. The dissertation presents the main ideas of the classical philosophers of utilitarianism, investigates Mill conception of utilitarianism by analyzing the relation of the utility principle and the principle of freedom and observes Mill notions about the constitution of the character of morality. The results of the research allow us to consider that Mill considers the notions of virtue, justice, diversity, tolerance and empathy values inseparable from the conception of happiness. It was concluded that Mill qualitative hedonism is an indirect utilitarianism, offering more space for the acceptance of non-utilitarian maxims, without abandoning the principle of utility | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Mill, John Stuart - 1806-1873 | pt_BR |
dc.subject | Caráter | pt_BR |
dc.subject | Liberdade | pt_BR |
dc.subject | Character | en |
dc.subject | Liberty | en |
dc.title | Formação do caráter na ética utilitarista de Mill | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/5661045226474921 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | SOARES, R. F. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | pt_BR |