Informações de hóspedes sobre a comunicação ambiental em meios de hospedagem
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Data
2019-01-30Autor
Bringmann, Deise Renata
Orientador
Conto, Suzana Maria De
Metadata
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A comunicação ambiental é um instrumento de gestão nos meios de hospedagem. No sentido de analisar como a comunicação ambiental é internalizada nesses empreendimentos turísticos, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório/descritiva. Para tal, foi utilizada como técnica de coleta de dados o questionário. O mesmo apresenta perguntas fechadas (de única e de múltipla escolha) e abertas relacionadas à existência da comunicação ambiental e de práticas sustentáveis implantadas nos meios de hospedagem e critérios de seleção desses empreendimentos pelos hóspedes. Os questionários foram aplicados para pessoas que se hospedam comumentemente em meios de hospedagem, (hóspedes de três meios de hospedagem) participantes de um evento acadêmico, e para um grupo de professores Pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade de Caxias do Sul. Os meios de hospedagem estão localizados no município de Canela e de Caxias do Sul. Dentre os meios de hospedagem selecionados, dois desenvolvem ações voltadas à gestão da sustentabilidade ambiental. Os resultados permitem concluir que a comunicação é escassa nos meios de hospedagem (24,24% das indicações). Os meios de comunicação mais utilizados de acordo com os respondentes foram: display ou placa (17,71%); Informativo (12,15%) e Folder ou manual (11,46%). Dentre as práticas sustentáveis divulgadas destacam-se: redução do consumo de água (17,92%); consumo de água (12,74%), consumo de energia (10,85%) e redução do consumo de energia (10,61%). Também foi possível identificar que, em geral, as práticas sustentáveis divulgadas/implantadas nos meios de hospedagem não são fatores decisivos para a escolha dos meios de hospedagem (37,58% nunca pensaram no assunto). Conclui-se que os esforços em busca da sustentabilidade devem ultrapassar a barreira da insignificância, internalizando na gestão dos meios de hospedagem as ações sustentáveis e socializando-as internamente e externamente. Nesse sentido a implantação da comunicação ambiental e sua constante avaliação, permitem estabelecer importantes relações entre o serviço turístico e o usuário, contribuindo com a melhoria contínua dos meios de hospedagem.