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dc.contributor.advisorMunhoz Olea, Pelayo
dc.contributor.authorTessari, Rogério
dc.date.accessioned2014-05-29T16:18:35Z
dc.date.available2014-05-29T16:18:35Z
dc.date.issued2014-05-29
dc.date.submitted2008-08-25
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/428
dc.descriptionEste trabalho traz um apanhado sobre a BPM Business Process Management com ênfase na modelagem de processos de negócios. Primeiramente é apresentado um estudo da gestão de processos de negócios e também uma visão geral sobre a BPMN Business Processing Modeling Notation notação padrão de modelagem da BPM. Posteriormente, o trabalho traz um estudo de casos múltiplos, realizado em uma empresa do setor moveleiro, onde três processos de negócio típicos foram estudados, formalizados em BPMN e posteriormente validados. Trata-se de uma pesquisa exploratória e o tratamento dos dados é predominantemente qualitativo. O estudo apresenta as percepções dos indivíduos quanto a utilização dos modelos da BPM, em busca de uma linguagem comum para comunicação de processos. Para a coleta de dados fez-se uso de entrevistas semi-estruturadas. Os resultados sugerem que a formalização dos processos através da BPMN é aplicável, considerando-se a percepção de utilidade do modelo, esforço na utilização e intenção de uso. Quanto a utilização dos elementos da notação, demonstrou-se que os modelos construídos seguem uma curva logarítmica quanto a densidade de ocorrências, corroborando com resultados de estudos anteriores. A BPM também demonstrou ser viável, considerando-se as principais barreiras de adoção: cultura, desempenho, responsabilidades, metodologia e tecnologia da informação.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents some considerations about processes on organizations, around business process management (BPM) context, emphasizing business process modeling. First, it is presented a study on business process management and BPMN Business Process Modeling Notation standard BPM notation. In the sequence, it is presented a multiple case study, occurred in a furniture parts company, where three typical processes where studied, formalized using BPMN e then validated. It is an exploratory research, and data treatment is mainly qualitative. The research presents the perceptions from individuals about the use of the BPM models toward a common language for process communication. Semi-structured interviews where conducted for the purposes of data collection. Results suggests that the processes formalization through BPMN is applicable, considering the perception of effectiveness, effort on utilization and intent of use. The occurrence of elements on models, follows a logarithmic curve, corroborating previous studies. BPM seems to be viable, considering the main adoption barriers: culture, performance, responsibilities, methodologies and information technology.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectGestão de processos de negóciopt_BR
dc.subjectModelagem de processospt_BR
dc.subjectBPMNpt_BR
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectControle de processospt_BR
dc.subjectPlanejamento empresarialpt_BR
dc.subjectIndústria de móveispt_BR
dc.subjectSistemas de informaçãopt_BR
dc.subjectBusiness process managementen
dc.subjectProcess modelingen
dc.subjectBPMNpt_BR
dc.titleGestão de processos de negócio: um estudo de caso da BPMN em uma empresa do setor moveleiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7641652384382298pt_BR
mtd2-br.author.lattesTESSARI, R.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação de Mestrado em Administraçãopt_BR


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