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dc.contributor.advisorFeltes, Heloísa Pedroso de Moraes
dc.contributor.authorPérico, Maria Inez Gatelli
dc.date.accessioned2014-05-29T16:35:43Z
dc.date.available2014-05-29T16:35:43Z
dc.date.issued2014-05-29
dc.date.submitted2009-08-24
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/432
dc.descriptionA cultura de uma empresa influencia, sobremaneira, o comportamento e o comprometimento dos funcionários e, por consequência, na produtividade e também nos seus resultados financeiros. Neste cenário, o Jornal Interno é um canal de comunicação que tem a função de disseminar a cultura da empresa, seus programas, entre outras informações, estabelecendo-se como um elo de ligação entre a direção, seus funcionários e com alguns segmentos do público externo. O objeto de investigação dessa dissertação são Informativos Internos de duas empresas multinacionais, com suas sedes em Caxias do Sul, com um corpus constituído a partir de segmentos discursivos das edições do ano de 2003. Para dar conta desse estudo, desenvolvem-se, no capítulo um, questões sobre Cultura Organizacional. No capítulo dois, dá-se ênfase a definição e caracterização do Jornalismo Empresarial. Em seguida, no capítulo três são revisados aspectos centrais da Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados, com foco na Teoria da Metáfora Conceitual, centrada, mais especificamente, no Sistema da Metáfora Moral e na Metáfora da Contabilidade Moral. O capítulo quatro trata da metodologia da pesquisa e, nele, procede-se à análise do corpus. Nesse espaço é realizado um estudo quantitativo sobre a estrutura dos informativos em suas opções de pauta, destacando-se os temas mais frequentes, assim como o uso do espaço gráfico. Esses dados servem de base para determinar quais são os segmentos discursivos relevantes para análise semântica (cognitiva) posterior. Como resultado, verifica-se que o Sistema da Metáfora Moral e a Metáfora da Contabilidade Moral de fato ajudam na compreensão das culturas organizacionais, de forma diferenciada em cada Informativo. Os dados quantitativos e qualitativos levantados no corpus, por meio de recortes (47 na E1 e 107 na E2), permitem constatar a presença das metáforas, elegê-las e justificá-las, dando subsídios para a análise embasada no Sistema da Metáfora Moral e da Contabilidade Moral, e possibilitando o levantamento de dados e também dando sustentação a uma conclusão acerca do nosso problema.pt_BR
dc.description.abstractA company´s culture deeply influences the employees´ behavior and commitment; as a consequence, it also influences productiveness and financial results. In this scenery, the Internal Journal is a communication mean with the objective of disseminating the company´s culture, its programs, among other information, linking direction and employees with other segments from the external public. The investigation object of this dissertation are Internal Journals of two multinational companies based in Caxias do Sul (South of Brazil), with a corpus constituted from discursive segments from editions made in 2003. To accomplish this study, in chapter one we discuss about Organizational Culture. In chapter two, we emphasize on the definition and characterization of the Business Journalism. Next, in chapter three we review the central aspects of the Idealized Cognitive Models Theory, focusing the Conceptual Metaphor Theory and, more specifically, the Moral Metaphor System and the Moral Accountability Metaphor. Chapter four is structured to present the research methodology and corpus analysis. In this space, we carry out a quantitative study about the journals´ structure on their subject options, highlighting the most frequent themes and the use of the graphic space. These data serve to determinate what are the discursive segments that are relevant for a posterior semantic (cognitive) analysis. As a result we could verify the Moral Metaphor System and the Moral Accountability Metaphor in fact help for the comprehension of these management models, which is different in each Journal. Quantitative and qualitative data from the corpus, by means of selection (47 in E1 and 107 in E2), allowed us to verify the presence of metaphors, elect and justify them, to base the analysis on the Moral Metaphor System and Moral Accountability Metaphor, what made possible to raise data and support a conclusion about our problem.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectJornalismo empresarialpt_BR
dc.subjectSistema da metáfora moralpt_BR
dc.subjectMetáfora da contabilidade moralpt_BR
dc.subjectOrganizational cultureen
dc.subjectBusiness journalismen
dc.subjectMoral metaphor systemen
dc.subjectMoral accountability metaphoren
dc.titleSistema de metáfora moral e cultura organizacional derivado de estudo de caso com informativos internos de empresapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5445925380759406pt_BR
mtd2-br.author.lattesPERICO, M. I. G.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Letras, Cultura e Regionalidade - Mestrado Acadêmicopt_BR


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