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dc.contributor.advisorKucera, Sérgio da Silva
dc.contributor.authorVidor, Bruno Vinícius
dc.contributor.otherAltafini, Carlos Roberto
dc.contributor.otherKalnin, Joanir Luís
dc.contributor.otherBrofman, Eduardo Gus
dc.date.accessioned2019-03-12T17:03:30Z
dc.date.available2019-03-12T17:03:30Z
dc.date.issued2019-03-12
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/4418
dc.descriptionEste trabalho teve por objetivo desenvolver uma metodologia para o cálculo da carga térmica de resfriamento e avaliação do conforto térmico de um ônibus rodoviário da empresa Marcopolo S.A. Para atender aos objetivos foi necessário caracterizar os conjuntos de isolamentos utilizados nos veículos, determinar condições aceitáveis de conforto térmico e levantar parâmetros de locais em que os veículos trafegam. Para correlacionar os dados obtidos e verificar o atendimento às condições internas de conforto térmico definidas foram realizados ensaios experimentais. A partir da estimativa dos ganhos de calor através da transmissão térmica, geração interna, insolação em superfícies transparentes e opacas e também pela renovação de ar, identificou-se que o aparelho instalado no veículo avaliado atende a capacidade necessária para proporcionar conforto térmico aos passageiros. Obtevese 37.804 W em ganhos de calor, e observando que o sistema instalado no veículo apresenta capacidade de resfriamento de 42.000 W, consegue suprir a carga imposta. Pode ser comprovado através dos ensaios experimentais quanto ao conforto térmico, onde este foi analisado através dos índices PMV e PPD, que em pelo menos uma condição de vestimentas e fluxo de ar, o ambiente interno do veículo apresenta-se confortável. Entretanto, com base nas observações relatadas ao longo do trabalho, verifica-se possibilidades de reduzir os ganhos de calor e também alguns desconfortos localizados com simples intervenções, como a adição de película no vidro do teto solar reduzindo sua transmissibilidade. Com os estudos realizados verificou-se que os fatores de renovação de ar e a insolação através dos vidros das janelas, com 37,5% e 22,1% do total, respectivamente, representam os maiores ganhos de calor. Quanto a insolação nos vidros, a simples adição de películas ou até mesmo cortinas podem reduzir este efeito. Para a renovação de ar, sugere-se a adoção de sensores integrados ao aparelho de ar condicionado que medem a qualidade do ar e realizem a renovação somente quando há necessidade, controlando os níveis de CO2 e reduzindo os ganhos de calor por este fator (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAr condicionadopt_BR
dc.subjectÔnibuspt_BR
dc.subjectCalor - Transmissãopt_BR
dc.titleDesenvolvimento de uma metodologia para o cálculo da carga térmica de resfriamento e avaliação do conforto térmico de um ônibus rodoviáriopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Mecânicapt_BR


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