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Otimização de treliça da asa de aeronave de aerodesign
dc.contributor.advisor | Linzmaier, Paulo Roberto | |
dc.contributor.author | Simon, Ígor | |
dc.contributor.other | Corso, Leandro Luís | |
dc.contributor.other | Cesario, André Alaniz | |
dc.date.accessioned | 2019-03-13T16:40:14Z | |
dc.date.available | 2019-03-13T16:40:14Z | |
dc.date.issued | 2019-03-13 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/4422 | |
dc.description | Este trabalho tratará da aplicação de um método de otimização para o dimensionamento de uma treliça. Ela será utilizada como longarina da asa de uma aeronave rádio controlada, com destino a participar da competição SAE Brasil de AeroDesign. O objetivo geral será a aplicação de um método de otimização para dimensionamento da treliça, e os objetivos específicos serão analisar os carregamentos e os efeitos aerodinâmicos da asa, estudar os diversos métodos de otimização, desenvolver um conceito de estrutura adequado para ser otimizado, identificar a função objetivo do problema e suas restrições e implementa-las em um algoritmo que automatize o processo de cálculo das cargas, análise de tensões por meio do Método de Elementos Finitos e minimize sua massa. Foi realizado uma integração entre o algoritmo de otimização desenvolvido em linguagem MatLab, com software de Elementos Finitos comercial ANSYS. Como resultado foram obtidas geometrias com massa de meia assa de 0,492 kg e 0,575 kg, sendo a tensão máxima, quando carregadas, de 19,82 MPa e 22 MPa (sic). | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Otimização estrutural | pt_BR |
dc.subject | Treliças (Construção civil) | pt_BR |
dc.subject | Método dos elementos finitos | pt_BR |
dc.title | Otimização de treliça da asa de aeronave de aerodesign | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Engenharia Mecânica | pt_BR |