• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Engenharias
  • Engenharia de Produção - Bacharelado
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Engenharias
  • Engenharia de Produção - Bacharelado
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Implementação da gestão de portfólio de produtos em uma empresa de tintas industriais com o uso da ferramenta AHP

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Karine Rampon.pdf (1.499Mb)
Data
2018-12-18
Autor
Rampon, Karine
Orientador
Cecconello, Ivandro
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
As empresas com visão de futuro estão obrigadas a pensar sobre a necessidade de realizar periodicamente e sistematicamente análises de seu portfólio de produtos. Na empresa em estudo, surgiu a necessidade da gestão do portfólio de produtos para entender melhor as tecnologias indicadas para cada segmento, entender a real necessidade do cliente, melhorar a carteira comercial, definir produtos que fariam parte do portfólio e quais seriam descontinuados. O objetivo deste trabalho foi a implementação da gestão de portfólio, para isso, aprofundou-se o conhecimento na área de gestão de portfólios, realizou-se um estudo do cenário atual, estabeleceu-se ferramentas utilizadas no Planejamento Estratégico, foi analisada e detalhada a implementação do portfólio e descrito alternativas e melhorias. Para tanto procedeu-se à análise do histórico de vendas do período de Junho de 2016 a Junho de 2018, auxiliado pelo uso da ferramenta de pesquisa operacional, Analytic Hierarchy Process (AHP), para identificar critérios a serem priorizados e auxiliar na seleção dos produtos. Desse modo, foi possível avaliar as decisões estratégicas no que diz respeito à seleção e priorização de produtos, alocação de investimentos e recursos, além de, retratar a atual condição da empresa em estudo, o que permitiu concluir que a ferramenta AHP, traz facilidade à empresa no auxílio a seleção e priorização de critérios e alocação de recursos. Além disso, com base nos critérios selecionados com o uso da ferramenta, foi possível obter um portfólio balanceado,isto foi possível observar, com o auxílio do Gráfico de Bolhas. Também em contrapartida é possível obter uma valorização do portfólio e maior diferenciação frente ao mercado.(sic)
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/4445
Collections
  • Engenharia de Produção - Bacharelado [94]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV