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De leitor a autor: o processo de apropriação do texto literário para a criação de roteiro audiovisual
dc.contributor.advisor | Zinani, Cecil Jeanine Albert | |
dc.contributor.author | Triches, Cinara Fontana | |
dc.contributor.other | Niederauer, Carina Maria Melchiors | |
dc.contributor.other | Ramos, Flávia Brocchetto | |
dc.contributor.other | Saraiva, Juracy Ignez Assmann | |
dc.contributor.other | Lucena, Karina de Castilhos | |
dc.contributor.other | Botta, Mariana Giacomini | |
dc.date.accessioned | 2019-03-20T18:31:10Z | |
dc.date.available | 2019-03-20T18:31:10Z | |
dc.date.issued | 2019-03-20 | |
dc.date.submitted | 2018-12-12 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/4448 | |
dc.description | A presente tese analisa o processo de leitura e apropriação do texto literário para adaptação para roteiro audiovisual. Para tal, num primeiro momento, define conceitos importantes ao estudo, tais como leitura e interpretação, além de ilustrar o processo de interpretação, com base em Iser (1979, 1980, 1996, 1999, 2002), Dascal (2006) e Eco (1976, 1988, 2015). A definição de adaptação e dos aspectos que constituem as narrativas e que podem ser modificados quando ocorre a adaptação de um texto literário para um roteiro audiovisual têm como fundamentação as leituras de Hutcheon (2013), Stam (2006), Gennete (1995, 2010), Propp (2001) e Greimas (1973, 2008). O gênero roteiro é definido com base em Field (2001) e Comparato (2009). Após as teorizações sobre os conceitos mencionados, realiza-se um relato de experiência com vistas a analisar as conjecturas tecidas. Para isso, ocorre a seleção do conto A Cartomante, de Machado de Assis e o seu roteiro adaptado, fruto da edição de 2015 do projeto CineArte, desenvolvido pelos alunos do 3º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Farroupilha, tendo como critério para escolha o roteiro cujo curta-metragem foi vencedor da categoria de melhor curta, na última edição exibida para o público interno e externo. O relato de experiência propicia exemplificar como ocorre a apropriação do texto lido a partir da análise do roteiro adaptado de A Cartomante, com a observação de características referentes ao discurso e à estrutura da narrativa. Evidenciamos que o domínio de tais aspectos enriquece a atividade de interpretação do texto literário, pois o leitor torna-se consciente de características que constituem o texto e consegue perceber a rede de relações e escolhas que tecem a narrativa, o que é fundamental para o leitor que passará a ser autor. O roteiro constrói uma história que revela a interpretação dos alunos sobre o conto lido, demonstrando a apropriação do texto por parte dos discentes, já que é o ato de tomar posse do texto que permite a construção de algo novo, de sua transformação. Com isso, asseveramos que é essencial aos docentes a concepção de leitura como processo em construção, dando ao leitor um papel ativo na construção de significados do texto literário, para que os discentes passem a ter uma perspectiva de leitura como uma atividade cujas respostas não estão prontas para serem extraídas, mas sim precisam ser construídas por eles. Diante desta mudança de perspectiva, há uma tendência para que os alunos estejam aptos a passarem de leitores a autores, criando novas histórias a partir na narrativa lida. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tesis analiza el proceso de lectura y apropiación del texto literario para adaptación para guión audiovisual. Para eso, define conceptos importantes al estudio, tales como lectura e interpretación, además de ilustrar el proceso de interpretación, basado en Iser (1979, 1980, 1996, 1999, 2002), Dascal (2006) y Eco (2006) 1976, 1988, 2015). La definición de adaptación y de los aspectos que constituyen las narrativas y que pueden ser modificados cuando ocurre la adaptación de un texto literario a un guión audiovisual se fundamentan en las lecturas de Hutcheon (2013), Stam (2006), Gennete (1995, 2010), Propp (2001) y Greimas (1973, 2008). El género guión se define por las lecturas de Field (2001) y Comparato (2009). Después de las teorizaciones sobre los conceptos mencionados, se realiza un estudio de caso con el objetivo de analizar las consideraciones hechas. Se selecciona el cuento A Cartomante, de Machado de Assis y su guión adaptado, fruto de la edición de 2015 del proyecto CineArte, desarrollado por los alumnos del 3º año del curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Farroupilha, tomando como criterio para la elección el guión cuyo cortometraje fue ganador de la categoría de mejor corta, en la última edición exhibida para el público interno y externo. El estudio de caso propicia ejemplificar cómo ocurre la apropiación del texto leído a partir del análisis del guión adaptado de A Cartomante, con la observación de características referentes al discurso y a la estructura de la narrativa. Resulta evidente que el dominio de esos aspectos enriquece la actividad de interpretación del texto literario, pues el lector se concientiza de las características que lo constituyen y se da cuenta de la red de relaciones y elecciones que tejen la narrativa, que es fundamental para el lector que se volverá autor. El guión construye una historia que revela la interpretación de los alumnos sobre el cuento leído, demostrando la apropiación del texto por parte de los discentes, ya que es el acto de apropiarse del texto que permite la construcción de algo nuevo, de su transformación. Así, afirmamos que es esencial para los docentes la concepción de lectura como proceso en construcción, dando al lector un papel activo en la construcción de los significados del texto literario, para que los discentes tengan una perspectiva de lectura como una actividad cuyas respuestas no están listas, pero sí necesitan ser construidas por ellos. A partir de este cambio de perspectiva, hay una tendencia para que los alumnos estén aptos a pasar de lectores a autores, creando nuevas historias a partir de la narrativa leída. | fre |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Literatura - Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Roteiros cinematográficos | pt_BR |
dc.subject | Reading | en |
dc.subject | Literature - Criticism and interpretation | en |
dc.subject | Movie Routes | en |
dc.title | De leitor a autor: o processo de apropriação do texto literário para a criação de roteiro audiovisual | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/1053785393564559 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | TRICHES, Cinara Fontana | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |