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dc.contributor.advisorMunhoz Olea, Pelayo
dc.contributor.authorPrestes, Adriano Reci
dc.date.accessioned2014-05-29T18:38:56Z
dc.date.available2014-05-29T18:38:56Z
dc.date.issued2014-05-29
dc.date.submitted2009-10-02
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/446
dc.descriptionA pesquisa realizada teve por objetivo identificar como os principais executivos dos hospitais de Caxias do Sul compreendem o conceito de Inteligência Competitiva (IC) e de que forma vislumbram a utilidade de sua aplicação no segmento hospitalar; além disso, a pesquisa teve o intuito de determinar como os hospitais estudados se preocupam em avaliar o ambiente de negócios e de que forma esta preocupação se concretiza em coleta e análise de informações para a tomada de decisão, com vistas a verificar se podem ser encontradas práticas de IC, mesmo que intuitivas, nos locais pesquisados. Para tanto, partiu-se da definição de IC e de alguns termos relacionados, como monitoramento ambiental e vigília. A pesquisa teve caráter qualitativo exploratório, baseando-se na aplicação de entrevistas individuais em profundidade com os principais executivos de seis dos sete hospitais da cidade. As entrevistas foram analisadas por meio da técnica da análise de conteúdo. Os resultados mostraram diferenças entre os hospitais cujo maior financiador é o Sistema Único de Saúde (SUS) e aqueles que dependem prioritariamente das operadoras de planos de saúde, especialmente no que tange ao interesse pelo ambiente de negócios, presente fundamentalmente no segundo grupo. Como fontes para a coleta de informações do ambiente de negócios, os entrevistados destacaram órgãos regulamentadores, classe médica, outras instituições, normas de certificação, clientes e meio acadêmico. Como técnicas de coleta das informações foram mencionadas as visitas, a participação em congressos e cursos e o uso do benchmarking. Mesmo com a utilização intuitiva de alguns dos princípios de IC, a aplicação de seus conceitos e a conquista de seus benefícios foi percebida como incipiente no contexto analisado. Em um cenário caracterizado por grandes preocupações com custos e dificuldades para definir preços que contemplem as necessidades hospitalares, pensa-se que a IC tornar-se-ia grande aliada da gestão ao disponibilizar as informações mais relevantes sobre o ambiente, possibilitando melhor percepção das ações dos movimentos do mercado para a tomada de decisão e a inovação.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to identify how the CEOs of the hospitals of Caxias do Sul, Brazil, understand the concept of Competitive Intelligence (CI) and how they perceive its utility in the hospital segment. In addition, the study focused on determining how concerned these hospitals are about evaluating business environment and how they collect and analyze information for decision-making, and determining whether CI-related activities, even intuitive ones, can be found on these companies. Methodology to achieve proposed goals has been based on qualitative research, exploratory type, with the application of in-depth interviews with the CEOs of six out of seven local hospitals. The contents proceeding from the interviews have been undergone to a content analysis. Results showed differences between the hospitals whose major funder is the Brazilian Public Health System SUS and those that depend heavily on health care operators, especially in regard to interest in the business environment, mainly perceived in this second group. As sources for collecting information of the external environment, respondents highlighted regulators, physicians, other institutions, certification standards, customers and academia. As techniques for collecting information were mentioned visits, participation in conferences and courses and the use of benchmarking. Even with the intuitive use of some of the principles of CI, the application of its concepts and benefits was considered incipient in the context examined. Anyway, in a scenario where hospitals have strong concerns about controlling costs and difficulty to set prices that address their needs, it can be assumed that CI can become a significant ally of management, enabling better understanding of the actions of competitors and the market moves to the decision-making and innovation.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAdministração de setores específicospt_BR
dc.subjectGestão hospitalarpt_BR
dc.subjectInteligência competitivapt_BR
dc.subjectMonitoramento ambientalpt_BR
dc.subjectInovação em gestãopt_BR
dc.subjectSistema de saúdept_BR
dc.subjectCaxias do Sul (RS)pt_BR
dc.subjectHospital managementen
dc.subjectCompetitive intelligenceen
dc.subjectEnvironmental scanningen
dc.subjectInnovationen
dc.titleA introdução do conceito e a aplicação de inteligência competitiva em hospitais de Caxias do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5679768136696694pt_BR
mtd2-br.author.lattesPRESTES, A. R.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação de Mestrado em Administraçãopt_BR


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