Show simple item record

dc.contributor.advisorPanizzon, Mateus
dc.contributor.authorMacangnin, Thiago
dc.contributor.otherVidor, Gabriel
dc.contributor.otherChiwiacowsky, Leonardo Dagnino
dc.contributor.otherLongaray, André Andrade
dc.date.accessioned2019-04-04T12:08:09Z
dc.date.available2019-04-04T12:08:09Z
dc.date.issued2019-04-04
dc.date.submitted2018-12-18
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/4503
dc.descriptionDefine-se como produto algo que pode ser disponibilizado ao mercado de forma a satisfazer necessidades e desejos, contemplando bens físicos, serviços, experiências, eventos, propriedades, organizações, informação e ideias. Gerenciamento de Portfólio é o processo de decisão pelo qual uma lista de produtos é constantemente atualizada e revisada. Nesse processo, novos produtos são avaliados, selecionados e priorizados; projetos existentes podem ser acelerados ou abortados; os recursos podem ser alocados e realocados nos projetos ativos. O objetivo do presente trabalho é construir um modelo de apoio à decisão na gestão de portfólio de produto em empresa metalúrgica fabricante de ferramentas para agricultura, jardinagem, construção civil e equipamentos dirigíveis, com base na abordagem Multicritério de Apoio à Decisão (MCDA). A família de produto selecionada foi a de Veículos Elétricos. Foi efetuada pesquisa-ação de caráter exploratório, através de entrevistas efetuadas com o decisor escolhido, o coordenador do departamento de Planejamento Estratégico, assim como diversos intervenientes ligados aos departamentos de produção, engenharia, suprimentos, vendas e assistência técnica. Também foram analisados documentos e dados históricos de faturamento e de venda unitária da família de produtos envolvida. A pesquisa utilizou métodos mistos, que misturam a abordagem quantitativa e qualitativa. O método de intervenção é o modelo multicritério (MCDA), que é composto pelas fases de estruturação, avaliação e recomendação, com vistas a ser aplicado à gestão de portfólio de produtos da empresa em estudo, contemplando as fases do ciclo de vida do produto: desenvolvimento, introdução, crescimento, maturidade e declínio. Esse instrumento foi escolhido e considerado adequado pois atende a necessidade de se considerar os valores individuais dos decisores no desenvolvimento do modelo e principalmente pelo potencial de construção de conhecimento em contextos complexos, conflituosos e incertos. Como resultado, o modelo gerou 33 descritores divididos 6 pontos de vista fundamentais (critérios) e uma pontuação de 70,94. Esse número indica a pontuação do portfólio e será utilizado como referência para tomada de ações futuras, vinculado à margem de contribuição da família de Veículos Elétricos como um indicador de desempenho da gestão de portfólio. A fase de recomendações apontou oportunidade ou necessidade de melhoria nos seguintes descritores: custo operacional, unidades vendidas por mês, nível de automação na montagem, tempo de entrega de itens especiais e número de SKUs.pt_BR
dc.description.abstractProduct is defined as anything that can be offered to a Market intending to satisfy a want or need. That includes goods, services, events, places, properties, organizations, information and ideas. Portfolio management is the decision process which a roll of products is continuously reviewed and updated. In this process new products are evaluated, selected and prioritized; projects should be accelerated or aborted, as well resources should be allocated to each of these projects. This study aims to construct a multi-criteria aid decision model for Product Portfolio Management in a metallurgical company manufacturer of agricultural, gardening civil construction tools and riding vehicles, through Multi-Criteria Decision Aiding (MCDA). The selected product family was the Electric utility vehicle. An exploratory action research was done, through interviews with the manager of the Strategic Planning, as well actors of the production, engineering, supply chain, sales and after-sales departments. Documents, historical billing data and unit sale of the product families involved were analyzed. The research used mixed methods, that is, qualitative and quantitative approach. The intervention instrument was the Multi-Criteria Decision Aiding method (MCDA), which should consider the three stages structuring, evaluation and recommendation, looking for to apply in the product portfolio management of the presented company. The five stages of product lifecycle were contemplated: development, introduction, growth, maturity and decline. This instrument was chosen and considered appropriate since it considers the personal perception and values of the decision maker himself in the model development and mainly because it can deal with complex and conflicting contexts. As a result, the method generated 33 descriptors divided in 6 Fundamental Points of View (FPV) and a score of 70,94. This number indicates the portfolio score and it will be used as reference for future decision making, linked to contribution margin of Electric vehicles product family as a Key Performance Indicator of portfolio product management. The recommendations stage indicated opportunity or need to improve the descriptors: operating cost, units sold per month, assembly automation level, delivery time for special items and number of SKUs.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
dc.subjectProcesso decisório por critério múltiplopt_BR
dc.subjectVeículos elétricospt_BR
dc.subjectProduction engineeringen
dc.subjectDecision makingen
dc.subjectMultiple criteria decision makingen
dc.subjectElectric vehiclesen
dc.titleModelo de apoio à gestão de portfólio de produtos em empresa metalúrgica com aplicação da MCDApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7506158676148798pt_BR
mtd2-br.author.lattesMACANGNIN, T.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record