Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorEberle, Luciene
dc.contributor.authorSpader, Gabriele
dc.contributor.otherDe Toni, Deonir
dc.contributor.otherLazzari, Fernanda
dc.contributor.otherSantos, Mirela Jeffman dos
dc.date.accessioned2019-06-13T18:57:04Z
dc.date.available2019-06-13T18:57:04Z
dc.date.issued2019-06-13
dc.date.submitted2019-04-29
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/4738
dc.descriptionA representatividade do setor de serviços está aumentando de uma forma global e a qualidade dos serviços ofertados é determinada, em grande parte, pelas habilidades, competências e atitudes dos profissionais que o prestam. Neste contexto, a eficiência e a produtividade dos recursos humanos estão associadas à satisfação no trabalho e, para profissionais da saúde, a satisfação tem impacto na segurança do paciente, na qualidade do cuidado, no desempenho do serviço e no compromisso com a organização. Devido a isso, torna-se relevante testar alguns antecedentes ou fatores determinantes da satisfação com o trabalho junto a um ambiente de serviços da área da saúde. A partir disso, foi desenvolvido um Modelo Teórico, considerando a influência dos construtos Competência Profissional, Inteligência Emocional, Produtividade e Engajamento sobre a Satisfação com o Trabalho. Para implementar o estudo, foi realizada uma pesquisa quantitativa, por meio da aplicação de uma survey, obtendo-se 198 casos válidos. Como resultado, obteve-se a confirmação de quatro hipóteses das cinco testadas, sendo que a Inteligência Emocional influencia positiva e significativamente a competência profissional e o engajamento, assim como o engajamento influencia positiva e significativamente a Produtividade e a Satisfação com o Trabalho. Além disso, foi possível verificar que estes antecedentes explicam 20,2% da Satisfação com o Trabalho dos funcionários de um serviço de saúde.pt_BR
dc.description.abstractThe representativeness of the service sector is increasing in a global way and the quality of the services offered is largely determined by the skills, competencies and attitudes of the professionals who provide it. In this context, the efficiency and productivity of human resources are associated with job satisfaction, and for health professionals, the satisfaction has an impact on patient safety, quality of care, service performance and commitment to the organization . Due to this, it becomes relevant to test some antecedents or factors determinants of satisfaction with the work next to a health services environment. Based on this, a Theoretical Model was developed, considering the influence of the constructs Professional Competence, Emotional Intelligence, Productivity and Engagement on Satisfaction with Work. To implement the study, a quantitative survey was carried out, through the application of a survey, obtaining 198 valid cases. As a result, four hypotheses of the five tested were obtained, and Emotional Intelligence positively and significantly influences professional competence and engagement, as well as engagement positively and significantly influences Productivity and Work Satisfaction. In addition, it was possible to verify that these antecedents explain 20,2% of the Satisfaction with the Work of the employees of a health service.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectComportamento organizacionalpt_BR
dc.subjectInteligência emocionalpt_BR
dc.subjectServiços de saúde públicapt_BR
dc.subjectProdutividade do trabalhopt_BR
dc.subjectSatisfação no trabalhopt_BR
dc.subjectOrganizational behavioren
dc.subjectEmotional intelligenceen
dc.subjectNational health servicesen
dc.subjectLabor productivityen
dc.subjectJob satisfactionen
dc.titleA influência da competência profissional, da inteligência emocional, da produtividade e do engajamento sobre a satisfação com o trabalho em uma ambiente de serviços de saúdept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2472833931064813pt_BR
mtd2-br.author.lattesSPADER, G.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples