Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLuchese, Terciane Ângela
dc.contributor.advisorRela, Eliana
dc.contributor.authorZen, Daiane Dala
dc.contributor.otherRuffato, Katani Maria Monteiro
dc.contributor.otherMéndez, Natalia Pietra
dc.date.accessioned2019-08-21T12:39:47Z
dc.date.available2019-08-21T12:39:47Z
dc.date.issued2019-08-21
dc.date.submitted2019-07-10
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/4887
dc.descriptionO objetivo do presente estudo é analisar como são apresentadas as imagens do feminino, nos livros didáticos de História, do Ensino Fundamental, nas coleções Nova História Crítica, da Editora Nova Geração de 2004, História Temática, da Editora Scipione de 2010 e a coleção Vontade de Saber História da Editora FTD de 2012, livros de 8º e 9º anos de História, do Ensino Fundamental, no que se refere aos conteúdos da Primeira e da Segunda Guerras Mundiais e os conteúdos referentes à história do Brasil, no recorte temporal das duas guerras. Essas coleções foram selecionadas pelos professores da rede pública municipal de Flores da Cunha e foram distribuídas nas escolas, sendo utilizadas nas aulas de História por três anos. O percurso metodológico tem como base a leitura de imagens de Barbosa (2006) e leitura de conteúdo, conforme Bardin (1977). A relevância do tema escolhido se dá pela necessidade de refletir sobre a imagem da mulher representada nos livros didáticos de História do Ensino Fundamental, dos Anos Finais. Convém ressaltar, outrossim, como essas representações atuam na construção do universo feminino na sociedade em que os estudantes estão inseridos. Este estudo surgiu de um projeto maior intitulado “Leitura de imagens no ensino de História: um estudo sobre mudanças e permanências nas prescrições, livro didático e representações culturais”, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Eliana Rela. A presente dissertação está inserida na perspectiva da História Cultural, considerando as contribuições de Scott (1989), Burke (2004, 2008) e Chartier (2011, 2014) e representando diferentes possibilidades de explorar imagens dos Livros Didáticos, para que os(as) docentes e, consequentemente, os(as) discentes reflitam sobre as representações da mulher e a sua história, nos livros didáticos. O texto tem como estrutura basilar os apontamentos teóricos sobre o livro didático e as políticas sobre sua produção, bem como gênero e História das Mulheres, além da leitura de 36 imagens e representações do feminino, coletadas nas respectivas coleções. Sobre a análise do Livro Didático, cabe ressaltar que o texto foi produzido tendo em vista as políticas públicas para o LD até dezembro de 2018. A conclusão deste estudo revela imagens e representações de feminino frágil, passivo, submisso, ao lado, ou atrás de um homens. São, em sua maioria, mulheres brancas, de classe social privilegiada, legitimadas pela bipolaridade de santa e pecadora.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this study is to analyze how the feminine images are presented in basic education history textbooks, in the collections Nova História Crítica, from Nova Geração publishing company, year 2004, História Temática, from Scipione publisher, 2010, and the Vontade de Saber História collection, from FTD publishing company, year 2012. These are eighth and ninth year history books. One approaches World War I and II and the other one approached Brazil’s history during these wars. These collections were selected by public school teachers from Flores da Cunha and were handed out to the schools. These history books are being used in history class for the past three years. The methodological path is based on the Barbosa’s (2006) image reading, and Bardin’s (1977) content reading. The relevance of the chosen subject is due to the need to reflect about how women´s image is represented in the history books that are used in the final years of the basic education. It’s worth emphasizing, nonetheless, how these representations act on building a feminine universe in the society where the students are inserted. This whole study was born from a greater project called “Image Reading in History Teaching: A study on changes and continuities in prescriptions, textbook and cultural representations”, coordinated by Prof. Dr. Eliana Rela. This dissertation is inserted in the cultural history perspective, considering the contributions of Scott (1989), Burke (2004, 2008) and Chartier (2001, 2014), and representing different possibilities of exploring images from the textbooks, so that the teachers, and therefore the students, can reflect about the women’s representation and their history. The text has a basilar structure that points out the theory´s about the textbooks and the politics involved in its production, as well as gender and women history and the reading of 36 images and feminine representations that have been collected in the collections presented. Regarding the analysis of the textbooks, it’s worth mentioning that the text was produced with a public policy point of view until December 2018. The study’s conclusion reveals images and representations of fragile feminine, passive, submissive, standing beside or behind a man. They are, in majority, white women, of a privileged social class, legitimized by the bipolarity between saint and sinner.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectImagens - Mulherespt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectHistória (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectPictures - Womanen
dc.subjectTextbooksen
dc.subjectHistory (Elementary School)en
dc.titleMulheres sem rosto: imagens do feminismo nos livros didáticos de história do ensino fundamental (2004-2012)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8609033151827838pt_BR
mtd2-br.author.lattesZEN, D. D.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples