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dc.contributor.advisorGodoy, Rossane Frizzo de
dc.contributor.authorMelo, Fernanda Ferreira
dc.contributor.otherBraun, Karen Cristina Rech
dc.contributor.otherCemin, Tânia Maria
dc.contributor.otherCemin, Tânia Maria
dc.date.accessioned2019-09-30T12:35:00Z
dc.date.available2019-09-30T12:35:00Z
dc.date.issued2019-07-08
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/5000
dc.descriptionAdolescentes envolvido em atos infracionais é um fenômeno global, podendo ter diversas causas. A adolescência é um período de experimentações, no qual a busca pela identidade é bastante acentuada e, é também, nessa fase do desenvolvimento que a busca por um sentido apresenta-se de forma mais intensa e mobilizadora. O sentido da vida é um dos pilares da Logoterapia e pode ser encontrado ao se realizar valores, sendo eles de vivência, criação e atitude. O presente estudo tem como objetivo geral identificar possíveis contribuições do sentido da vida para adolescentes que apresentam conflito com a lei. Como objetivos específicos o trabalho busca apresentar os aspectos fundamentais da Logoterapia; discorrer sobre o sentido da vida e suas manifestações; descrever os principais aspectos desenvolvimentais da adolescência e; caracterizar conflito com a lei na adolescência. A presente pesquisa se caracteriza como qualitativa de caráter exploratório e interpretativo. Para a realização deste trabalho foi utilizado como artefato cultural o filme "Gênio indomável" de 1997. Os dados coletados a partir do artefato cultural foram organizados em forma de tabela, para auxiliar a categorização e possibilitar uma melhor visualização. Foi utilizada, para a realização do referencial de análise, a análise de conteúdo, usando-se da estratégia de emparelhamento. As categorias criadas foram: "Aspectos desenvolvimentais da adolescência", "Conflito com a lei" e "Sentido da vida". A fim de uma melhor compreensão desses aspectos, foram criadas subcategorias que auxiliam na análise, sendo elas "atos infracionais" e "fatores de risco"; ?imaturidade emocional", "busca de identidade" e "importância dos pares" e; "ausência de sentido", "valores de vivência", "valores de criação" e "valores de atitude". Por meio da análise das cenas, foi possível compreender a relação entre a ausência de sentido e as práticas infracionais. Também pôde-se estabelecer a relação entre a realização de valores, a superação da crise central da adolescência e a suspensão dos comportamentos delituosos (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectLogoterapiapt_BR
dc.subjectAdolescência
dc.subjectDelinquentes juvenis - Psicologia
dc.titleAs contribuições do sentido da vida para adolescentes em conflito com a leipt_BR
dc.typeTCCpt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Psicologiapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2019-07-08 00:00:00


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