Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLuchese, Terciane Ângela
dc.contributor.authorMachado, Juliana Goulart
dc.contributor.otherColling, Ana Maria
dc.contributor.otherRela, Eliana
dc.contributor.otherIotti, Luiza Horn
dc.date.accessioned2019-10-29T15:20:31Z
dc.date.available2019-10-29T15:20:31Z
dc.date.issued2019-10-29
dc.date.submitted2019-08-19
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/5108
dc.descriptionEste estudo desenvolvido no âmbito do programa de Pós-Graduação em História, tem como objetivo analisar a atuação de Ana de Castro Osório como mediadora cultural, nos movimentos em prol do feminismo, considerando a circulação transnacional de suas ideias, intentando potencializar o estudo de gênero no ensino de História. Ana de Castro Osório foi intelectual, escritora, jornalista, pedagoga e líder feminista portuguesa. No Brasil contemporâneo, Ana ainda é quase uma desconhecida; na História, é reconhecida por sua atuação como feminista. Assim, como problema de pesquisa analisa-se: Como a atuação de Ana de Castro Osório, enquanto mediadora cultural nos vários movimentos feministas dos quais participou, pode contribuir para se fazer uma relação entre gênero e ensino de História. As obras de Scott (1995, 2012), Gomes (2011, 2013, 2016), Sirinelli (1996), Esteves (2000,2003, 2008, 2011, 2014) e Burke (2004) têm suma importância para desenvolver a fundamentação teórica da pesquisa. A metodologia consistiu em análise documental e histórica e, dentre as fontes consultadas, selecionaram-se as seguintes: Relatório Geral da Cruzada das Mulheres, Novos Estatutos da Cruzada das Mulheres Portuguesas e Boletins Mensais da Cruzada das Mulheres Portuguesas. Além destas, três obras de Ana de Castro Osório foram analisadas para este trabalho: As mulheres portuguesas (1905), Em tempo de guerra (1918), A grande aliança (1924). E, como forma de compreender a repercussão da Cruzada das Mulheres Portuguesas (CMP) no Brasil, foram analisados jornais que circularam no período de 1910-1919, e que se encontram digitalizados e disponíveis no site da Hemeroteca da Biblioteca Nacional. Como proposta de produto, realizou-se o curso de extensão Feminismo, gênero e ensino de História, a obra de Ana de Castro Osório como ferramenta didática. O curso teve uma carga horária de 20 horas-aula, sendo três encontros presenciais (com duração de 4 horas-aulas cada) e atividades a distância (8 horas-aula). O objetivo do curso foi promover o conhecimento sobre o movimento feminista e os estudos de gênero, fornecendo embasamento teórico-metodológico para professores e futuros professores, e assim contribuir para que essas categorias sejam utilizadas e incorporadas em sua prática docente. Com a análise documental, contatou-se que, através de seus livros que circularam não só em Portugal, mas em diversos países, inclusive no Brasil, a participação em diversos movimentos feministas e sua atuação como uma das dirigentes da Cruzada das Mulheres Portuguesas, Ana de Castro Osório realizou intensa mediação cultural; sua obra e ideias alcançaram diferentes grupos sociais. Temas, como feminismo, educação, trabalho feminino e “papéis e condutas sociais” esperados para os homens e mulheres, abordados há mais de 100 anos pela intelectual, se fazem atuais, necessitando reflexão e discussão em nossa sociedade. Com a realização do curso de Extensão pode-se perceber e ratificar a atualidade da obra. Desta forma, acredita-se que a obra de Ana de Castro Osório pode servir como uma nova fonte para se trabalhar o feminismo e as questões de gênero no ensino de História.pt_BR
dc.description.abstractThis study, conducted for the History Postgraduate Program, has the objective of analysing Ana de Castro Osório’s role as a cultural mediator for feminist movements, considering the transnational transmission of her ideas, aiming at strengthening gender studies in History teaching. Ana de Castro Osório was a portuguese intellectual, author, journalist, teacher and feminist leader. Contemporarily, in Brazil, Ana is still almost unknown; in History she is recognized for her role as a feminist. So, as a research question, we analyze: How Ana de Castro Osório’s role, as a cultural mediator for the various feminist movements she took part in, can contribute towards building a link between gender studies and History teaching. Works by Scott (1995, 2012), Gomes (2011, 2013, 2016), Sirinelli (1996), Esteves (2000, 2003, 2008, 2011, 2014) and Burke (2004) are of fundamental importance for developing a theoretical framework for this research. Methodology consists of a historical documental analysis, and among the examined sources, the following were selected: the General Report of the Women’s Crusade, New Statutes of the of the Portuguese Women’s Crusade, and the Monthly Bulletins of the Portuguese Women’s Crusade. Besides these, three works by Ana de Castro Osório were studied: To Portuguese Women (1905), In Wartime (1918), The Great Alliance (1924). And, as a way to comprehend the repercussion of the Portuguese Women's Crusade (PWC) in Brazil, we analyzed newspapers in circulation between 1910-1919, which are digitally available in the National Library’s Archive’s website. As a proposed product, we organized an extension course entitled “Feminism, Gender and History teaching: the works of Ana de Castro Osório as an educational tool”. The course was 20 hours long, consisting of three on-site meetings (lasting four hours each) and long-distance learning (eight hours of activities). The course’s goal was to disseminate knowledge on the feminist movement and gender studies, providing theoretical and methodological frameworks to present and future educators, and as such contributing towards their future use in educational practices. From the documental analysis we conclude that through her books, which had circulation not only in Portugal, but in many countries, including Brazil, through her taking part in various feminist movements and her role as one of the directors of the Portuguese Women’s Crusade, Ana de Castro Osório accomplished extensive cultural mediation, her work and ideas having reached numerous social groups. Themes such as feminism, education, women’s labor and the “social conduct and roles” expected from men and women, as approched by the author over 100 years ago, are still important today and in need of reflection; and by implementing the extension course its lasting relevance can be noted and confirmed. As such, we believe that Ana de Castro Osório’s oeuvre can work as a new source for inserting feminism and gender studies in History teaching.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectOsorio, Ana de Castro, $d 1872-1935pt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectMulheres - Históriapt_BR
dc.subjectIntelectuais - Históriapt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensinoen
dc.subjectFeminismen
dc.subjectWomen - Historyen
dc.subjectIntellectuals - Historyen
dc.subjectHistory -Study and teachingen
dc.titleAna de Castro Osório, uma intelectual transnacional: feminismo e mediação culturalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3308237304329685pt_BR
mtd2-br.author.lattesMACHADO, J. G.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples