dc.contributor.advisor | Ceccagno, Douglas | |
dc.contributor.author | Dias, Carina Monteiro | |
dc.contributor.other | Rech, Alessandra Paula | |
dc.contributor.other | Lewgoy, Bernardo | |
dc.contributor.other | Lia, Cristine Fortes | |
dc.date.accessioned | 2019-10-31T16:23:03Z | |
dc.date.available | 2019-10-31T16:23:03Z | |
dc.date.issued | 2019-10-31 | |
dc.date.submitted | 2019-08-16 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/5111 | |
dc.description | Esta dissertação analisa a expressividade das narrativas míticas, em especial, as de origem i orubá, nas performances rituais realizadas em uma festividade de Batuque, com vistas a contribuir para os estudos sobre história e identidade cultural do Rio
Grande do Sul, Brasil. Utiliza-se método etnográfico para construção da análise, que é feita a partir do canto e dança executados pelos sujeitos praticantes no momento ligado à divindade Oiá. Inicialmente, faz-se necessário refletir sobre o Batuque dentro do universo afro-religioso brasileiro, especificando-se os papéis sociais assumidos pelos praticantes, principais práticas rituais e cosmogonia, bem como os conceitos de ritual e performance, a fim de analisar de que maneira se dá a expressão das narrativas míticas a partir da performance realizada. O aporte teórico é multidisciplinar, contemplando Estudos da Performance ligados à Antropologia e ao Teatro. Observa-se que, durante as performances, há a possibilidade de
ressignificação das narrativas míticas, sustentando as práticas rituais e proporcionando novas experiências individuais e coletivas do Culto. | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation analyzes the expressiveness of the mythical narratives, especially those of Yoruba origin, i n the ritual performances performed at a celebration of Batuque, with a view to contributing to the studies on the history and cultural i dentity on the state of Rio Grande do Sul, Brazil. An ethnographic method i s used to construct the analysis, which i s done from the singing and dancing performed by the practicing subjects at the moment connected to the divinity Oiá. Initially, i t's necessary to reflect on the Batuque within the Brazilian, Afro-religious universe, specifying the social roles assumed by practitioners, main ritual practices and cosmogony, as well as the concepts of ritual and performance, i n order to analyze how i s given the expression of the mythical narratives from the performance performed. The theoretical contribution i sultidisciplinary, i ncluding Performance Studies l inked to Anthropology and Theater. It's observed that during the performances there's the possibility of re-signification of the mythical narratives, sustaining the ritual practices and providing new individual and collective experiences of the Cult. | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Batuque (Culto) - Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.subject | Cultos afro-brasileiros | pt_BR |
dc.subject | Batuque (Cult) - Rio Grande do Sul (Brazil) | en |
dc.subject | Afro-Brazilian cults | en |
dc.title | Quando o mito ganha corpo e voz: estudo da performance ritual no batuque sul-ri-grandense | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/3011744251292452 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | DIAS, C. M. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |