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Ensino de história, diversidade e documentário: o Festival Internacional de Folclore e o jogo identitário de Nova Petrópolis
dc.contributor.advisor | Benevenuto Junior, Alvaro Fraga Moreira | |
dc.contributor.author | Ribeiro, Fabiano Gomes Cavalheiro | |
dc.contributor.other | Rela, Eliana | |
dc.contributor.other | Ramos, Eloisa Helena Capovilla da Luz | |
dc.date.accessioned | 2019-11-05T12:01:54Z | |
dc.date.available | 2019-11-05T12:01:54Z | |
dc.date.issued | 2019-10-31 | |
dc.date.submitted | 2019-07-10 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/5119 | |
dc.description | Esta pesquisa foi produzida no Programa de Pós-Graduação em História – Mestrado Profissional, da Universidade de Caxias do Sul. O Programa é voltado para o ensino de história com atenção à produção de material didático e o uso das novas linguagens, além do uso de fontes diversas para a pesquisa no ensino de história. Neste contexto, apresento o objeto de estudo: o Festival Internacional de Folclore, de Nova Petrópolis. O evento, em 2018, num período de dezessete dias ininterruptos, apresentou mais de duzentos espetáculos de 46 grupos folclóricos diferentes, sendo oito grupos internacionais, seis grupos nacionais, nove grupos regionais e vinte e três grupos locais, num total de mais de mil e quinhentos dançarinos. A preservação da cultura, do folclore, da arte popular e do tradicionalismo das mais diferentes manifestações culturais, promovendo a diversidade cultural, em conjunto com as manifestações culturais germânicas típicas da região são as peças que fazem parte e caracterizam o Festival Internacional de Folclore. Visto isto, o propósito desta é investigar a sua história para compreender de que maneira as manifestações culturais germânicas contribuíram para a construção de identidade de Nova Petrópolis; como se deu o processo de abertura da programação do Festival para outras manifestações culturais e como a reprogramação do evento (fortalecendo a identidade) para a propagação da diversidade impactou este processo. Para isso, será realizada uma pesquisa acerca de fontes como periódicos locais que tratam do evento, vídeos, fotografias, cartazes do evento e memória. Esta última é acessada através do método da história oral e serão captadas em vídeo. Estas fontes todas, juntamente com os vídeos provenientes do registro da 46ª edição do evento, farão parte de um filme documentário relatando a construção historiográfica desenvolvida nesta dissertação e produzindo reflexões relevantes sobre os objetivos desta. Neste aspecto, esta pesquisa enseja uma reflexão sobre as possibilidades da utilização dos documentários para o ensino da diversidade. E como resultado, tem-se a expectativa de que este filme promova debates e reflexões acerca das questões específicas de identidade e diversidade, hoje centrais para o ensino de história, servindo de apoio ao professor no ensino de história. As referências teórico-metodológicas desta jornada são Albuquerque (2012), Barros (2005; 2011; 2012), Burke (1992), Candau (2011), Chartier (1988; 1990), Nichols (2005), Löwy (2010), Pesavento (2008) e Reis (2003). Palavras-chave: Memória, identidade, diversidade cultural, documentário, Festival Internacional de Folclore. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research was produced in the Postgraduate Program in History – Professional Master´s, from the University of Caxias do Sul. The Program is focused on teaching history with attetion to the production of didatic material and the use of new languages, besides the use of diverse sources for research in history teaching. In this context, I present the object of study: the International Festival of Folklore, Nova Petrópolis. The event, in a period of seventeen uninterrupted days, featured over 200 performances from 46 different folk groups, including eight international groups, six national groups, nine regional groups and twenty-three local groups, in a total of more than 1,000. five hundred dancers. The preservation of culture, folklore, folk art and traditionalism of the most diverse cultural manifestations, promoting cultural diversity, together with the typical Germanic cultural manifestations of the region are the pieces that are part and characterize the International Folklore Festival. Given this, the purpose of this is to investigate its history to understand how the Germanic cultural manifestations contributed to the construction of identity of Nova Petrópolis; how the process of opening the Festival's program for other cultural events occurred and how the reprogramming of the event (strengthening identity) for the propagation of diversity has impacted this process. To do this, a search will be conducted about sources such as local periodicals dealing with the event, videos, photographs, event posters and memory. The latter is accessed through the oral history method and will be captured on video. These sources, together with the videos from the record of the 46th edition of the event, will be part of a documentary film describing the historiographical construction developed in this dissertation and producing relevant reflections on its objectives. In this aspect, this research provides a reflection on the possibilities of the use of documentaries for the teaching of diversity. As a result, it is expected that this film will promote debates and reflections on the specific issues of identity and diversity, now central to the teaching of history, serving as support to the teacher in the teaching of history. The theoretical and methodological references of this journey are Albuquerque (2012), Barros (2005; 2011; 2012), Burke (1992), Candau (2011), Chartier (1988; 1990), Nichols (2005), Löwy (2010), Pesavento (2008) e Reis (2003). | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis | pt_BR |
dc.subject | História - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Pluralismo cultural | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Documentário (Cinema) | pt_BR |
dc.subject | History Study and teaching | en |
dc.subject | Cultural pluralism | en |
dc.subject | Identity | en |
dc.subject | Documentary (Cinema) | en |
dc.title | Ensino de história, diversidade e documentário: o Festival Internacional de Folclore e o jogo identitário de Nova Petrópolis | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/6735606363735408 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | RIBEIRO, F. G. C. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
mtd2-br.contributor.coorientador | Ruffato, Katani Maria Monteiro |