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dc.contributor.advisorGalelli, Ademar
dc.contributor.authorPanizzon, Mateus
dc.date.accessioned2014-06-02T18:37:17Z
dc.date.available2014-06-02T18:37:17Z
dc.date.issued2014-06-02
dc.date.submitted2010-09-30
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/520
dc.descriptionInteligência Competitiva (IC) é um tópico emergente e estratégico para nações e organizações, e na medida em que desenvolve-se no plano teórico, surge a necessidade de estabelecer interfaces com outras áreas do conhecimento. Neste caso, observou-se uma lacuna de estudos empíricos que buscassem relacionar a IC com o Envolvimento da Alta Direção, fator essencial para o desenvolvimento de atividades deste nível dentro de uma organização. Mais que o suporte inicial de recursos e legitimidade, o Envolvimento da Alta Direção pressupõe o comprometimento e a participação continua da Alta Direção da empresa em programas desta ordem, postura que pode ser de significativa diferença para o seu sucesso ou fracasso. Portanto, esta pesquisa objetivou analisar a relação entre o Envolvimento da Alta direção e as dimensões de Contexto e de Processo de Inteligência Competitiva em empresas de médio e de grande porte da Serra Gaúcha. Também se propôs a desenhar um panorama do nível de desenvolvimento de IC na região, limitado às organizações destes portes, e a explorar a existência de relações entre Envolvimento da Alta Direção, Inteligência Competitiva e Desempenho destas organizações. Neste sentido, foi desenvolvida uma pesquisa de caráter quantitativo descritivo, com base em survey aplicada em amostra de 168 organizações representativas do recorte deste estudo, utilizando-se escalas já operacionalizadas em estudos de IC internacionais, as quais têm como base o modelo composto das dimensões de processo e de contexto em IC. Os resultados indicaram que há relação positiva entre Envolvimento da Alta Direção e o nível de desenvolvimento em inteligência competitiva nas empresas de médio e de grande porte da Serra Gaúcha sendo identificadas as organizações numa matriz proposta nestas dimensões , e também foi observada uma associação positiva entre IC, Desempenho, Envolvimento da Alta Direção e a Integração das atividades de IC com o processo decisório destas empresas. Em termos de panorama do setor, observou-se que a maioria destas empresas desenvolve algum tipo de monitoramento (coleta de informação) de temas ainda que não denomine esta atividade de inteligência , sendo os focos principais em Vendas, Concorrentes e Produtos, indicando um caráter mais concorrencial, o que sinalizaria um princípio de desenvolvimento desta área nestas empresas da região.pt_BR
dc.description.abstractCompetitive Intelligence (CI) is an emergent topic with strategic importance for nations and enterprises, and with your continuum theoretical development, arise the necessity to establish links with another knowledge fields. It has been identified a gap of empirical studies that seek to relate CI with Top Management Involvement, an essential factor for the development of this activity within the organization. More than initial support of resources and legitimacy, Top Management Involvement presupposes the commitment and continuous participation of the Top Management in programs of this nature, a behavior that can be of significant influence for its success or failure. So, this research aimed to analyze the relationship between Top Management Involvement and the Context and Process dimensions of Competitive Intelligence Model in medium and large companies of Serra Gaúcha Brazil. Also, it has been proposed to learn about the level of CI development level in the region, limited to organizations of this size, and to explore the relations between Top Management Involvement, Competitive Intelligence and Performance at this organizations. Thus, a descriptive and quantitative research was carried out, based on a survey sample of 160 organizations, measured by scales proposed by another international studies and based on the theoretical model of context and process of IC. Results indicated that there is positive relationship between Top Management Involvement and the IC Development Level at the medium and large companies at Serra Gaúcha, and three out of four scenarios proposed can be perceived. Also there is a positive association between IC, Organizational Performance, Top Management Involvement and IC integration with the decision making process of these organizations. In general, it was observed that most of these companies developed some kind of monitoring (information collecting), even though they do not nominate this activity as "Intelligence". The main focus of monitoring are Sales, Competitors and Innovation in Products, which indicates a beginning of this field development in the companies of this region.den
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectInteligência competitiva (Administração)pt_BR
dc.subjectEnvolvimento da alta direçãopt_BR
dc.subjectDesempenho organizacionalpt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subjectGrandes empresas - Serra, Região (RS)pt_BR
dc.subjectBusiness intelligenceen
dc.subjectTop management involvementen
dc.subjectPerformanceen
dc.subjectStrategic planningen
dc.subjectOrganizational changeen
dc.subjectBig business - Rio Grande do Sul (Brazil)en
dc.titleEnvolvimento da alta direção e inteligência competitiva : uma análise sobre suas relações em organizações de médio e de grande porte da serra gaúcha - Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7355271047505254pt_BR
mtd2-br.author.lattesPANIZZON, M.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação de Mestrado em Administraçãopt_BR


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